A Frete Rápido conecta empresas e transportadoras para facilitar entregas

- 7 de abril de 2017
freterapido

Nome:
Frete Rápido.

O que faz:
É uma plataforma que conecta empresas e transportadoras em tempo real, atenda à demanda por fretes e transporte de cargas.

Que problemas resolve:
“O espaço entre empresas e transportadoras, as necessidades de volumes de cargas para acesso aos preços especiais, a obrigatoriedade de contratos, a dificuldade em rastrear uma carga e a integração entre o cliente final até o fabricante do produto”, segundo o idealizador da plataforma, Mário Rodrigues.

O que a torna especial:
A forma como as integrações são feitas. Segundo os sócios, a Frete Rápido elimina gargalos e rotinas nas empresas, possibilitando que e-commerces façam vendas com estoque zero ou mínimo, tendo suas entregas direto dos seus fornecedores, possibilitando eficiência logística aos marketplaces, coletando as cargas direto em seus vendedores. Além de proporcionar reduções de custos orgânicas aos usuários.

Modelo de negócio:
A empresa cobra mensalidade dos usuários de acordo com a quantidade de venda do cliente. É possível contratar planos a partir de 200 envios por mês. O custo por envio é de 3,50 reais.

Fundação:
2015.

Sócios:
Mário Rodrigues – CEO
Sheila Rodrigues – CFO
Clóvis Rodrigues – CPO

Perfil do fundador:

Mário Rodrigues – 30 anos, Vitória (ES) – formado em Administração e especialista em Marketing. Já trabalhou em empresas de grande porte como General Eletric. Durante o período acadêmico realizou palestras com tema Mercado de Ações. Foi consultor empresarial, trabalhou como Agente de Fomento do Banco do Nordeste do Brasil- BNB.

Como surgiu:
A Frete Rápido foi idealizada por Mário enquanto ele atuava como consultor. “Notei a dificuldade das empresas em enviar seus produtos a custos atrativos e com prazo acordado no ato da venda”, conta. Na formulação do plano de negócio, ele contou com ajuda de seus irmãos – Sheila e Clóvis Rodrigues – para desenhar o modelo de negócios como é atualmente. Com o projeto, eles venceram o programa Tecnova da Finep/Fapes.

Estágio atual:
A operação está em fase de expansão, segundo o CEO, e tem base em Baixo Guandu (ES).

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Foram investidos 682 mil reais.

Necessidade de investimento:
Os sócios não determinaram um valor.

Mercado e concorrentes:
“O mercado da Frete Rápido movimenta anualmente cerca de 250 bilhões de reais, e temos alguns concorrentes indiretos. Mas a grande diferença está nos algoritmos, serviços prestados e integrações”, diz Mário. Ele não cita os concorrentes, e destaca a diferença da startup em relação à Mandaê, por exemplo: “Eles coletam a mercadoria, empacotam e enviam para todo Brasil e você paga o frete a eles. Nós conectamos o embarcador a transportadoras em tempo real, encontramos a melhor opção baseada em preço, prazo, qualificação, solicitamos a coleta, fazemos o rastreio, gestão logística e SLAs. O embarcador paga o frete direto à transportadora, não adicionamos margem. O desconto que temos devido ao volume (canal de venda) é repassado integralmente aos nossos clientes”.

Maiores desafios:
“Trabalhar com a legislação brasileira, principalmente em relação às entregas com drones – já que a Frete Rápido vem realizando alguns testes há tempos”, conta o CEO.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Segundo semestre de 2017.

Visão de Futuro:
“Ser responsável por tonar os produtos mais baratos e democratizar a logística no Brasil”, segundo Mário.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também: