A Melhor Câmbio compara as opções para comprar moedas estrangeiras

Luisa Migueres - 4 abr 2016 Luisa Migueres - 4 abr 2016
COMPARTILHE

Nome da empresa:
Melhor Câmbio.

O que faz:
A startup tem uma plataforma que indica as melhores opções de casas de câmbio para comprar dólar e outras moedas estrangeiras.

Que problema ela resolve:
A pesquisa no site economiza o tempo do usuário, acostumado a ligar para casas de câmbio para comparar cotações.

O que a torna especial:
“Com a alta astronômica do dólar e as constantes oscilações das taxas de câmbio comprar moeda estrangeira, não comparar custar caro”, diz o CEO, Stéfano Assis.

Modelo de negócio:
O modelo de monetização da MelhorCambio.com é baseado em uma comissão sobre as transações de compra ou venda de moedas estrangeiras.

Fundação:
Fevereiro de 2015.

Sócios:
Stéfano Assis – CEO
Felipe Tayer – CTO
Alexandre Monteiro – CMO

Perfil dos fundadores:

Stéfano Assis – 31 anos, Belo Horizonte (MG) – formado em Engenharia pela PUC-Minas. Tem oito anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão comercial e fundou sua primeira empresa aos 23 anos. Foi CEO da Cadence Engenharia, gerente de projetos da Pacific Realty, CTO da startup Broadvoz, além de co-fundador da RSTech Engenharia e Comércio Ltda.

Felipe Tayer – 30 anos, Belo Horizonte (MG) – é doutor em Engenharia formado pela PUC-Minas e depois pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem sete anos de experiência em P&D e inovação. O MelhorCambio é sua quarta startup e a terceira que fundou em parceria com Stéfano. A última foi aprovada e acelerada pelo Startup Brasil em 2015.

Alexandre Monteiro – 29 anos, Belo Horizonte (MG) – formado em Publicidade pela PUC-Minas e tem MBA em gestão de marketing pela Ibmec. Com oitos anos de experiência no mercado, passou por empresas como Ingage e On&Off.

Como surgiu:
O Melhor Câmbio foi desenvolvido a partir de uma necessidade dos próprios sócios. A ideia propriamente dita surgiu quando Stéfano se preparava para uma viagem à Europa em janeiro de 2015. Na ocasião, ele trabalhava como Gerente de Projetos em uma incorporadora e não tinha tempo para realizar cotações de câmbio. O CEO compartilhou da ideia com Felipe, seu amigo e parceiro de negócios há mais de 10 anos, e começaram a desenvolver o projeto. Foram quatro meses de estruturação e desenvolvimento do negócio até o lançamento do MVP, em maio de 2015. A primeira versão do sistema ficou no ar por pouco mais de dois meses até ser substituída pela versão final, que está online atualmente.

Estágio atual:
Atualmente o site recebe cerca de 300 mil acessos de mais de 100 mil usuários únicos todos os meses. Em dezembro de 2015, adquiriram o seu principal concorrente, o Jooin, que antes liderava o ranking de sites do segmento.

Aceleração:
Embora a startup não esteja sendo acelerada, os fundadores já foram acelerados pelo programa Startup Brasil com outra startup e aplicam todo o seu conhecimento e expertise no desenvolvimento do atual negócio.

Investimento recebido:
A empresa recebeu, em 2015, dois investimentos-anjo na ordem de centenas de milhares de reais. O valor exato não foi informado.

Necessidade de investimento:
No momento, os empreendedores buscam um investimento série A para consolidar seu plano de internacionalização da plataforma.

Mercado e concorrentes:
Os sócios identificamos três concorrentes no mercado, a ExchangeMoney, o MoneyChanger.net e o AgioApp, que só opera em Londres. “O valor elevado do dólar em relação ao real e a constante flutuação do câmbio aumentou a necessidade e a importância de pesquisar mais antes de comprar moedas estrangeiras”, diz Stéfano.

Maiores desafios:
“Por se tratar de uma novidade, precisamos aculturar o mercado à uma nova forma de negociar a compra e venda de moedas estrangeiras”, diz o CEO. O foco agora é também levar a solução para outros países. Há uma previsão de lançamento na Argentina e no Paraguai, sob o domínio MejorCambio.com, nos próximos meses. O Chile também já está na mira dos empreendedores para 2016.

Faturamento:
A expectativa é fechar 2016 com um faturamento em torno 500 mil reais.

Previsão de break-even:
Julho de 2016.

Visão de futuro:
Stéfano Assis diz o objetivo da startup: “A solução que o MelhorCambio.com oferece não atende a uma necessidade exclusivamente brasileira, mas de qualquer indivíduo em viagem ao exterior. Por isso, queremos levar o MelhorCambio à outros países, começando pela América Latina”.

Onde encontrar:
Site

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

 

COMPARTILHE

Confira Também: