A Oráculo envia alertas de chuva com horas de antecedência para produtores rurais

- 20 de março de 2017
oraculo-logo-grande

Nome:
Oráculo Meteorologia.

O que faz:
É uma plataforma que envia alertas de chuva com horas de antecedência, oferece previsões do tempo para até 15 dias e previsões climáticas com as tendências para os próximos seis meses para produtores rurais.

Que problema resolve:
“Uma chuva inesperada pode trazer enormes prejuízos com reaplicação ou intensificação da incidência de pragas. Nossas soluções auxiliam na redução de custo e no aumento da produtividade no campo”, diz o CEO da empresa, Takao Miyata.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, as previsões e alertas geram embasamento científico para as tomadas de decisão dos produtores rurais, tanto nas atividades operacionais quanto nos planejamentos.

Modelo de negócio:
Os serviços funcionam por assinatura e podem ser contratados especificamente para as semanas ou meses que o produtor necessitar. Os valores são informados sob consulta.

Fundação:
Fevereiro de 2015.

Sócios:
Takao Miyata – CEO
Matheus Manente – COO
Takashi Miyata – CPO
Rafael Abreu – CTO

Perfil dos fundadores:

Takao Miyata – 28 anos, São Paulo (SP) – formado em Ciências Atmosféricas e Meteorologia na Universidade de São Paulo e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de TI na Universidade Paulistana. Tem experiência em consultoria meteorológicas, especializou-se no planejamento de negócios web.

Matheus Manente – 26 anos, São Paulo (SP) –  formado em Ciências Atmosféricas e Meteorologia na Universidade de São Paulo. Trabalhou como meteorologista na Fundespa e também é fundador da VMBRELLA

Takashi Miyata – 25 anos, São Paulo (SP) – formado em Design pela Universidade de São Paulo e especializado no desenvolvimento de soluções web, especializou-se em identidade visual e experiência do usuário.

Rafael Abreu – 25 anos, Campinas (SP) – formado em Meteorologia e mestre pelo IAG-USP. Tem experiência em modelagem meteorológica e previsões de longo prazo e trabalhou no Grupo de Estudos Climáticos (GrEC).

Como surgiu:
“A iniciativa surgiu em meio à insatisfação e falta de perspectiva na área da meteorologia, tanto no estudantes quanto dos profissionais. A motivação foi aplicar os conceitos de startup para inovar e aumentar o reconhecimento e a credibilidade da meteorologia no país”, conta Takao.

Estágio atual:
Em operação com escritório na zona sul de São Paulo.

Aceleração:
Foi acelerada pelo Startup Farm entre novembro e dezembro de 2016.

Investimento recebido:
Os sócios investiram capital próprio.

Necessidade de investimento:
Segundo os fundadores, há propostas em análise.

Mercado e concorrentes:
“Nos próximos anos a meteorologia ganhará cada vez mais espaço devido a sua importância nas decisões estratégicas e suas influências no mercado”, diz o CEO. Para ele, a concorrência é formada por consultorias meteorológicas e Agritechs que já contam com dados meteorológicos em suas soluções.

Maiores desafios:
“Enfrentar a resistência às inovações, além de melhorar o entendimento e utilização das informações científicas na prática”, de acordo com o CEO.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Outubro de 2017.

Visão de futuro:
“Queremos melhorar as previsões de demanda de todas as indústrias, utilizar recursos naturais com mais inteligência e assim reduzir imprevistos, diminuir stress e trazer maior qualidade de vida para todos”, diz Takao.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também:

Strider: uma agritech que cresce 18% ao mês vendendo software para produtores rurais

- 27 de dezembro de 2016
Os sócios-fundadores da Strider: Luiz Tângari, CEO, Gabriela Mendes, ‎growth hacker, e Carlos Gonçalves, CTO.