SPONSORS:

A Simplesfica tem um método para otimizar o tempo de reuniões corporativas

- 13 de julho de 2016
simplesfica

Nome:
Simplesfica.

O que faz:
A startup oferece um método para otimizar reuniões corporativas por meio de cocriação, palestras e workshops.

Que problema resolve:
O objetivo, segundo os sócios, é reduzir o custo das empresas com reuniões improdutivas, além de aumentar o engajamento e a rotina pessoal dos colaboradores.

O que a torna especial:
O método utilizado pelos sócios é o Kairos, que busca apontar mais rapidamente o propósito das pessoas em reuniões, e ajudá-las a descobrir soluções de impacto.

Modelo de negócio:
Os sócios utilizam dois processos: cocriação e workshop. Na cocriação, a Simplesfica acompanha reuniões na empresa contratante e customiza o workshop. O preço varia de cliente para cliente. A startup também realiza workshops abertos. O mais recente vendia ingressos entre 170 reais e 320 reais.

Fundação:
Dezembro de 2014.

Sócios:
Flávia Redivo – Sócia-fundadora e “Simplesficadora”
Luiz Pellegrini – Sócio-fundador e “Simplesficador”

Perfil dos fundadores:

Flávia Redivo – 29 anos, São Paulo (SP) – formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba. Na SOAP, criou roteiros para grandes empresas e multinacionais durante cinco anos. Desenvolveu dois workshops em sua trajetória por lá e ministrou estes treinamentos para mais de 100 empresas como Itaú, Santander, Ipiranga, Hospital Albert Einstein, Riachuelo e outras. Depois, prestou consultoria em agências e realizou trabalhos para diversos setores.

Luiz Pellegrini – 34 anos, São Paulo (SP) – é designer gráfico e ilustrador. Teve sua própria agência há 10 anos, trabalhou na Editora Digerati e depois entrou na SOAP para compor o time de criação. Por lá ele passou de designer a diretor de criação. Hoje, além de ser o responsável por todas as criações da Simplesfica, é também um apaixonado por ilustrações e HQs.

Como surgiu:
“A Simplesfica nasceu de um problema que enfrentávamos em nossa rotina: inúmeras reuniões improdutivas e pouco tempo para o que realmente era importante. Não tínhamos tempo para os amigos, família, projetos, cursos que nos interessavam e tantas outras coisas que queríamos fazer”, conta Flávia. Por isso, ela e Luiz criaram o Método Kairos e “embalaram” o produto em uma startup.

Estágio atual:
Hoje, a maior prospecção, além de indicações, é a partir do marketing de conteúdo. O principal cliente hoje é a Porto Seguro Investimentos e a empresa acaba de inaugurar seu escritório, em São Paulo.

Aceleração:
Nunca buscaram.

Investimento recebido:
Não informado.

Necessidade de investimento:
Não há planos, mas os sócios dizem procurar colaboração e parceria em vendas com pessoas e empresas com valores e propósitos alinhados aos da Simplesfica.

Mercado e concorrentes: 
“As empresas precisam cada vez mais enxugar os custos e engajar os funcionários. As pessoas estão em busca de propósito, satisfação com o que faz, compartilhamento de ideias, movimento maker. Não dá mais para acreditar que pagar o vale-refeição, bolo no aniversário e academia para o funcionário irá mantê-lo na empresa”, diz Flávia. A co-fundadora nota que há outras empresas focadas em treinamentos de produtividade, mas não um concorrente direto, com o mesmo modelo de negócio e metodologia.

Maiores desafios
“Nosso maior desafio é quebrar paradigmas em empresas que são extremamente hierarquizadas. Muitos diretores ainda têm receio do novo e de que iremos ‘tirar o seu trabalho’, já que reuniões para eles são quase que mandatórias. É por isso que optamos pelo marketing digital: além de educar o mercado, conseguimos transferir conhecimento e ajudar pessoas que ainda não pensam em ser nossas clientes”, conta Luiz.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informada.

Visão de futuro:
Os sócios querem, no futuro, ter o Espaço Simplesfica, um local para acelerar reuniões de projetos com base no Método Kairos e uma rotina construída de acordo com o propósito e resultado. Além disso, querem incluir na plataforma um aplicativo integrado a wearables e Internet das Coisas, com dashboards gerenciais para relatórios.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também:

Verbete Draft: o que é Imagineer

- 20 de setembro de 2017
Acredite: existe uma profissão que une as características de um engenheiro com a de um facilitador de processos criativos. O conceito se popularizou na Disney, mas serve a qualquer empresa em busca de inovação (imagem: reprodução 99 editions).