Como usar bem o SEO e conquistar visitas qualificadas

- 11 de agosto de 2017
Aline Soares: " É importante identificar quais são suas principais deficiências e quão complexas serão as correções"
Aline Soares: " É importante identificar quais são suas principais deficiências e quão complexas serão as correções"

 

Você realmente sabe a importância de traçar uma boa estratégia de SEO? Conhece as técnicas para ser mais competitivo no ambiente digital? Para desvendar essas e outras dúvidas, batemos um papo com Aline Soares, estrategista digital, especialista SEO e fundadora da Canzar, agência especializada em SEO, conversão e performance digital para negócios. “Uma boa estratégia SEO é capaz de tornar qualquer website extremamente competitivo nas buscas online, item essencial para atrair novos clientes para sua empresa”, conta Aline, que aqui esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é SEO?

Aline: SEO (Search Engine Optimization) é uma engenharia aplicada nos websites para que eles conquistem as melhores posições orgânicas nos resultados de busca na internet. Ou seja, é um conjunto de técnicas para otimizar e organizar as informações contidas em um site, com o objetivo de melhor elencá-lo no ranking das buscas e tornar cada conteúdo, serviço ou produto mais competitivos no ambiente digital.

Por que vale a pena?

Aline: Sabemos que estar na primeira página Google e de outros buscadores é sinônimo de atrair visitantes ilustres para seu website e conquistar a oportunidade de vender seu negócio, convencer e persuadir. Um diferencial dos portais otimizados com SEO é que eles passam a conquistar visitas qualificadas, ou seja, com maior potencial de conversão dentro do site seja para realizar uma nova compra, a preencher um formulário de contato, cadastrar e-mail e demais. Portanto, seja qual for o segmento do seu negócio, estes pontos são pilares essenciais para sobrevivência. Em um mercado tão competitivo, é importante obter cada vez mais visitantes em seu site e com isto melhorar a aquisição de novos clientes, sua receita, ticket médio, contatos via site e demais objetivos de conversão.

Quais as principais estratégias de SEO?

Aline: Há diversos caminhos, necessidades e metodologias para aplicar uma estratégia SEO. Um dos pontos vitais é compreender quais são os concorrentes mais fortes nas buscas, as palavras-chave de maior relevância, estudar o comportamento de busca dos usuários neste segmento de negócio e identificar os produtos e serviços mais buscados, para que, munida de todas estas informações em detalhe, seja possível elaborar um bom planejamento estratégico SEO.

Mas além destes itens, considerados fatores externos, é preciso avaliar os fatores internos, ou seja, o próprio site. É importante identificar quais são suas principais deficiências naquele momento e quão complexas serão as correções. Assim, avaliados os cenários externos e internos, é possível desenvolver um bom plano de ação. Por exemplo, quando pensamos em empreendedoras com negócios locais, através da estratégia SEO podemos traçar as melhores práticas para melhorar seu posicionamento de busca específica para seu bairro, sua cidade ou estado. Afinal, seus clientes em potencial já estão ao seu redor territorialmente e realizando milhares de busca a cada instante.

Investir em links patrocinados ou dedicar-se ao SEO? O que vale mais a pena? Para conferir a resposta para essas e outras perguntas, confira a entrevista completa e fique por dentro!

 

NOVO BANNER

Veja também: