Draft Ano 2 – quantas conquistas e quantas decepções cabem em 24 meses à frente de um negócio?

Phydia de Athayde - 1 set 2016
O Draft completa seu segundo ano de vida e revisita alguns dos grandes cases que relatou até aqui. Numa época em que tudo muda tão rápido, um negócio pode ir ao céu - e ao inferno - em dois anos...
Phydia de Athayde - 1 set 2016
COMPARTILHE

 

Dois anos já são uma vida.

O Draft comemora seu segundo ano de vida. Não parece, mas faz dois anos que iniciamos nossa jornada de narrar a história dos empreendedores, makers e inovadores disruptivos da Nova Economia brasileira.

Tem sido uma honra reunir tantas histórias, de tanta gente bacana. De lá para cá, foram mais de 2 000 posts no site.

Ao mesmo tempo em que olhamos à frente e temos um monte de histórias novas para contar, percebemos que as empresas que vimos nascer e os empreendedores que iniciavam novas carreiras depois de mudar de vida também estão cheios de novas histórias. 

Está lá no nosso vídeo statement: ninguém está a salvo das mudanças. Nem mesmo que trouxe a disrupção mais recente está imune diante da próxima disrupção.

Os ciclos de mercado são cada vez mais curtos e rápidos. Isso vale para tudo – negócios, carreiras, empresas, expertises.

Transformações radicais, que antes levavam décadas para se consolidar, agora acontecem em poucos meses.

Dá um frio na barriga. Mas esse cenário também oferece um grande leque de oportunidades de quem tiver tino e espírito empreendedor.

Um negócio que nasceu para ser de um jeito, rapidamente pode se adaptar para ser de outro – de modo a continuar vivo e relevante.

Um negócio dá super certo, é vendido e se transforma em algo maior e diferente do que foi um dia.

Ou, muitas vezes, um negócio não dá nada certo, não vinga, não encontra seu mercado e tem de fechar as portas, encerrando um ciclo e fazendo que desse “fracasso” nasça talvez uma nova empresa – e, com certeza, uma nova pessoa, na figura daquele empreendedor.

São histórias que o Draft conta. E que vale a pena recontar. Atualizar. Porque a Nova Economia é um projeto em beta permanente, num processo contínuo de ajuste e renovação. Trata-se, sem trocadilho, de um draft eterno.

Por isso, para comemorar os dois anos de vida do Draft, escolhemos alguns dos cases mais representativos da Nova Economia brasileira, que contamos aqui no Draft, para revisitar.

Ao longo do mês de setembro, vamos publicar semanalmente duas histórias que mostram a transformação de negócios já relatados pelo Draft (tudo o que aconteceu deste então).

Ainda hoje, começamos voltando à sorveteria Frida & Mina, para entender com quantos sabores se produz um empreendimento inovador – e para conferir se a casquinha continua firme…

COMPARTILHE

Confira Também: