APRESENTA
APRESENTA

Economia compartilhada no mercado de moda festa. Elas revolucionaram o setor!

Fernanda Cury - 19 out 2016
Sabrina Coelho e Andressa Torquato, da Guguta: uma plataforma para conectar mulheres interessadas em alugar, vender ou comprar vestidos de festa
Fernanda Cury - 19 out 2016
COMPARTILHE

 

Tudo começou há sete anos, quando a consultora financeira Sabrina Coelho, e a professora universitária de direito tributário, Andressa Torquato, tornaram-se vizinhas. Logo se tornaram grande amigas. “Com essa convivência, nossos caminhos profissionais, inicialmente distintos, acabaram se unindo em torno de um projeto em comum: criar uma plataforma que permitisse às pessoas fazer aquilo que elas fariam se fossem vizinhas: compartilhar! Assim surgiu a Guguta”, lembra Andressa. E Sabrina complementa: “Através de temas importantes e atuais, como moda, praticidade, economia compartilhada e sustentabilidade, identificamos a oportunidade de empreender e fazer com que outras mulheres possam empreender também”.

O que é a Guguta?

A Guguta é uma plataforma virtual que conecta diretamente, em todo o território nacional, mulheres interessadas em alugar, vender ou comprar vestidos de festa. “Pretendemos reunir o maior acervo de vestidos de festa do mundo, trazendo ao mercado uma proposta que chama atenção em tempos de crise, pois a Guguta permite que qualquer mulher possa empreender de forma simples, utilizando recursos que já possuem ou com pouco investimento, trabalhando diretamente o conceito de compartilhamento e sustentabilidade, um novo modelo de se fazer negócio. E apesar de ser um marketplace focado em C2C, ou seja, onde há pessoas físicas vendendo para pessoas físicas em sua maioria, nada impede que uma empresa crie um guarda-roupa e coloque seus vestidos para alugar ou vender”, conta Andressa.

Mercado promissor

A Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA) divulgou em 2015 a pesquisa ‘O Mercado de Eventos Sociais: indicadores sobre a oferta e a demanda’, elaborada pela Data Popular. O estudo aponta que o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos e estima-se que tenha atingido R$ 16,8 bilhões em 2014. E tanto o aluguel como a venda de roupas usadas tem crescido muito no Brasil, seguindo a tendência mundial de engajamento na economia compartilhada. Pesquisa realizada pelo IBOPE concluiu que o mercado de produtos usados no país possui um potencial financeiro de R$ 105 bilhões/ano, e que em 2015 apresentou um crescimento de 167%. A pesquisa demonstrou também que o segmento de moda e beleza lidera o ranking de usados, correspondendo a 44% desse valor.  

Dificuldades fazem parte

Mesmo diante de um mercado promissor, as sócias lembram que no início não foi fácil equilibrar a necessidade de oferecer serviços de alta qualidade para as usuárias da plataforma, com a disponibilidade bastante limitada de recursos financeiros. “Vencemos esse desafio buscando engajamento dos profissionais com o projeto. Um exemplo é que nossa estratégia de marketing que contempla mídias sociais, promoções e parcerias com empresas do setor de eventos, sites e blogueiras”, conta Andressa.

Nesta trajetória, alguns ajustes se mostraram necessários. Inicialmente as sócias pensavam em disponibilizar a plataforma apenas para aluguel de vestidos de festa, mas depois de refletir melhor, decidiram inovar. “A Guguta reconheceu que a necessidade das mulheres é apenas uma: encontrar um vestido de festa bonito, de boa qualidade e por um preço acessível, e que para isso estariam dispostas tanto a alugar, como a comprar um. Se é assim, por que não encontrar tudo em um único lugar e facilitar a vida?”, diz Andressa.

Crescer, crescer e crescer

As sócias contam que nos próximos 5 anos pretendem tornar a Guguta líder brasileira no setor de compartilhamento online de vestidos de festa. Além disso, até o final de 2016 vão disponibilizar para as usuárias a ferramenta também na versão de aplicativo, e a possibilidade de alugar ou vender acessórios. “Acreditamos também ser importante o fortalecimento de um canal de comunicação mais direto com nossas usuárias. Por isso, além do site e das redes sociais, estamos trabalhando na construção de um blog como estratégia para ampliar o relacionamento com as usuárias, abordando além de dicas relacionadas à moda, o incentivo ao empreendedorismo. A internacionalização também está em nossos planos”, conclui Sabrina. 

Para saber mais:

Guguta: www.guguta.com.br
O que faz: conecta diretamente mulheres interessadas em alugar, vender e comprar vestidos de festa em todo o território nacional
Sócio(s): Andressa Torquato e Sabrina Coelho
Sede: São Paulo
Início das atividades: 2016
Contato: gugutacontato@gmail.com

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

itau

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: