Um festival para celebrar projetos coletivos acontece em São Paulo. Programe-se!

Phydia de Athayde - 3 set 2014CoCidade-apresentação Phydia de Athayde - 3 set 2014
COMPARTILHE

Cada vez mais pessoas acreditam que é possível usar a tecnologia e as redes sociais para criar novas formas de trabalho, de vida e de se relacionamento, de maneira mais livre e espontânea. Na semana que vem, a cidade de São Paulo recebe um festival multicultural que vai expor 60 projetos financiados coletivamente em 13 plataformas brasileiras. São ideias que, juntas, despertaram o interesse e tiveram a contribuição de mais de 20 mil pessoas, que contribuíram com 1,5 milhão de reais para torná-las realidade. 

O que motiva os organizadores do Festival CoCidade é descobrir como transformar a cidade através da colaboração e do financiamento coletivo. A realização do evento, por si só, é o resultado de cocriação e da união de diversas iniciativas colaborativas. Colocar tudo isso na rua durante dez dias (de 8 a 18 de setembro) e em quatro bairros diferentes da capital é uma maneira de expor ao máximo as iniciativas que viraram realidade graças à colaboração de um grupo de pessoas interessadas. 

CatarseCidade Para Pessoas, já perfilados pelo Draft, estão entre os makers presentes no festival. Ao todo, os projetos financiados coletivamente estarão divididos em três pilares: ocupação urbana, financiamento coletivo e espaços colaborativos de trabalho e convivência.

expofeira CoCidade

Na feirinha de projetos, realizadores e apoiadores se encontram

Além de promover uma grande festa, o CoCidade quer fazer um mapeamento das iniciativas colaborativas em todo o Brasil. No site do festival, qualquer pessoa que esteja à frente de um projeto nessa linha é convidada a acessar e preencher um formulário sobre a sua iniciativa. O objetivo é usar a tecnologia (o banco de dados fica disponível online com livre acesso) e as redes sociais (serão criados grupos no Facebook) para aproximar  e conectar ao máximo pessoas, projetos e ideias que tenham em comum a raiz no grupo e não no indivíduo. Com isso, forma-se um canal para diálogos e construções coletivas.

O festival terá mesas de discussão, exibição de curtas e documentários, oficinas, palestras, intervenções, expofeira de projetos, plantão colaborativo, feirinha gastronômica e uma mostra CoCidade — além de shows como o da banda O Terno e uma palinha da festa VoodooHop. Lá no site do festival você encontra a programação completa. Mas se você quiser focar em um dia só, reserve o sábado, dia 13 de setembro, para circular pela Praça das Artes, no Centro. Serão 12 horas (!) de intensa programação, com um pouco de tudo o que rola no festival.

Shows CoCidade

Zinho Trindade, O Terno e Bloco Kaya aquecem o público para a festa, no sábado 13

O Festival CoCidade é uma realização do Circuito São Paulo de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com co-produção da Efêmero Concreto (AHH), Saúva Produtora Cultural, Agência Popular Solano Trindade, Cidade Para Pessoas e Catarse.

É gente se juntando com gente, para fazer coisas bacanas acontecerem. Apareça, participe, colabore e, acima de tudo, divirta-se!

COMPARTILHE

Confira Também: