NudgesLab, uma consultoria focada em design e comportamento humano

- 5 de setembro de 2016
nudgeslab

Nome:
NudgesLab.

O que faz:
A startup oferece um serviço de consultoria para empresas, focada em gestão interna de pessoas, soluções de design e TI, otimização de marketing e análise da relação da empresa com o meio ambiente.

Que problema resolve:
“Os problemas de engajamento, mobilização, adesão, ativação, conversão, retenção de colaboradores, consumidores e usuários”, segundo o fundador Luciano Lobato.

O que a torna especial:
A NudgesLab usa o conceito de “arquitetura da escolha” ou “nudges” (cutucões, em português). Luciano trouxe esse conceito ao Brasil e conta: “Em vez de tentarmos mudar mentalidade das pessoas, aplicamos a psicologia nas organizações projetando o contexto em que as decisões são tomadas. A proposta é focar no contexto, construindo o ambiente das pessoas de forma a florescer o que há de melhor nelas”.

Modelo de negócio:
A empresa atua como consultoria B2B. Ela atende por projetos com objetivo definido e a cobrança é feita por horas estimadas dos projetos. Por enquanto, os valores vão de 10 mil reais a 80 mil reais.

Fundação:
Janeiro de 2016.

Sócios:
Luciano Lobato –  Fundador e consultor

Perfil dos fundadores:
Luciano Lobato – 37 anos, São Paulo (SP) – mestre em Psicologia Experimental pela PUC-SP. Atuou nas áreas de Experience Design e Design Thinking em empresas como Gauge, Cappuccino e DClick.

Como surgiu:
O início foi a própria formação acadêmica de Luciano em psicologia experimental, que ele passou a unir com com a experiência profissional em design focado no comportamento humano. Ele também diz ter sido motivado por referências estrangeiras e pela falta de conhecimento científico que designers tinham para projetar soluções como gestão de pessoas, marketing, design e desenvolvimento de produtos e serviços e iniciativas sociais.

Estágio atual:
A empresa não tem um escritório próprio e a equipe de quatro pessoas faz reuniões de alinhamento frequentemente.

Aceleração:
Não buscam.

Investimento recebido:
Não informado.

Necessidade de investimento:
Não informado.

Mercado e concorrentes:
“Qualquer negócio depende do comportamento de seus colaboradores, consumidores e usuários. Nesse sentido, as oportunidades de aplicação dos conhecimentos científicos comportamentais são inúmeras”, diz Luciano. O fundador não cita concorrentes diretos, mas diz que indiretamente, empresas de treinamento corporativo, de campanhas de conscientização e de CRO (Conversation Rate Optimization) são outras alternativas.

Maiores desafios:
“Priorizar segmentos de mercado para atuação, uma vez que o nosso serviço abrange muitos aspectos de qualquer negócio. Estamos buscando o encaixe mais adequado entre a proposta de valor do nosso serviço e as necessidades dos diversos segmentos”, diz Luciano.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informada.

Visão de futuro:
Segundo o fundador, o objetivo da NudgesLab é “realizar transformações socioculturais, aproximando a psicologia do cotidiano de empresas, colaboradores, consumidores e usuários, para projetar ambientes que floresçam o que há de melhor na natureza humana”.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também:

A Fellicia transforma fibras em objetos de decoração de luxo e está mudando a vida de artesãos de Sergipe

- 25 de setembro de 2017
As irmãs Renata e Alessandra Piazzalunga são as sócias à frente da Fellicia.

Verbete Draft: o que é Imagineer

- 20 de setembro de 2017
992 32 0
Acredite: existe uma profissão que une as características de um engenheiro com a de um facilitador de processos criativos. O conceito se popularizou na Disney, mas serve a qualquer empresa em busca de inovação (imagem: reprodução 99 editions).

Da mistura de metais preciosos com “lixo” nascem as ecojoias de Carol Barreto

- 18 de setembro de 2017
Ela uniu Biologia à ourivesaria e ouviu muito “não” antes de assinar a criação das joias ecológicas que ela produz devagar, sob demanda — e que são a cara do Rio de Janeiro.