SPONSORS:

PlastCoLab, um “cubo mágico” em plena Av. Paulista que permite vislumbrar o futuro do plástico

- 6 de dezembro de 2017
Até o dia 17 de dezembro, espaço maker vai abrigar experiências, oficinas, palestras e hackatons – tudo de graça
Até o dia 17 de dezembro, espaço maker vai abrigar experiências, oficinas, palestras e hackatons – tudo de graça

 

Os desavisados devem ter achado que se tratava de algum delírio natalino pegando carona na incessante febre oitentista (retroalimentada de tempos em tempos por fenômenos culturais como Stranger Things). Tradicionalmente enfeitada nesta época do ano com luzes piscantes que desenham renas, trenós e guirlandas, a Avenida Paulista serve agora de pista de pouso para uma insólita “espaçonave” em forma de cubo mágico – sim, aquele quebra-cabeça multicolorido-e-tridimensional inventado pelo húngaro Erno Rubik que vicia e enerva crianças e adultos desde os anos 1980.

A estrutura, no entanto, dispensa nostalgias e mira o futuro. É o PlastCoLab, um makerspace pop-up com nove metros de altura que durante duas semanas – até 17 de dezembro – vai receber visitantes e abrigar experiências, workshops, palestras e hackatons, tudo de graça (visite o site para se inscrever nos eventos). O projeto está no escopo do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa da Braskem e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

“O propósito maior do PlastCoLab é impactar a população em geral, mostrando o quanto o plástico é versátil e utilizado frequentemente, de forma espontânea, como material para expressar a criatividade e viabilizar inovações”, diz Renata Verne, coordenadora de marketing da Braskem. “A ação mostra as invenções dos makers, um segmento que cresce e movimenta a economia criativa e o empreendedorismo. Para isso, fizemos uma instalação que contará com uma programação inspirada no movimento maker e oferecerá experiências ligadas a inovação, tecnologia e conhecimento, de forma que o público possa colocar a mão na massa.”

A montagem do cubo envolveu 65 pessoas, incluindo arquitetos da Cenario 2 Cenografia, parceiros da agência Casulo, e ocorreu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro (grande parte da estrutura é reaproveitável). O PlastCoLab abriu ao público no domingo, 3, dia da semana em que a Paulista é fechada aos carros e se enche de gente. São três pisos. “No primeiro andar, denominado EXPO, grupos de 25 pessoas poderão manipular os robôs no hockey, robôs humanoides, simulador de drones e também os Bonecxs para Todxs, brinquedos criados por meio de Impressora 3D que propõem uma reflexão sobre identidades”, diz Renata.

Ainda no primeiro piso, os visitantes podem ver em funcionamento uma réplica (operada por um monitor) da impressora 3D fabricada pela empresa americana Made In Space. O equipamento original, específico para uso em ambiente de gravidade zero, permite aos astronautas da Estação Espacial Internacional imprimirem peças e ferramentas, utilizando como matéria-prima o plástico verde I’m green™, produzido pela Braskem a partir de uma fonte renovável: a cana-de-açúcar (ficou curioso sobre este projeto? Então confira o hotsite Imprimindo o Futuro).

O segundo andar é dedicado às oficinas, como Impressão 3D na Prática, Robótica para Crianças, Construção de Fliperama e de Moldes Plásticos, Hortas Automatizadas e Oficina de Drones. Enquanto isso, o terceiro piso receberá intensas trocas de conhecimento. Prepare-se para palestras de expoentes do movimento maker, como Silvana Bahia, diretora de projetos da Olabi & Preta Lab, e Heloisa Neves, diretora da Associação Fab Lab Brasil. Haverá ainda dois hackatons para grupos de até 30 pessoas: “Educação Maker” (domingo, 10), com o professor Charles Esteves Lima, diretor da Adoro Robótica; e “Mobilidade Urbana” (domingo, 17), com Maria Augusta Bueno, diretora do São Paulo Lab.

“A programação do PlastCoLab é altamente inclusiva, com atividades para todas as idades e diferentes áreas de interesse, que vão desde palestras sobre empreendedorismo até construção de drones”, diz Renata. “Aliás, uma das palestrantes é a Manoela Meroti, uma menina de 9 anos, vencedora de um hackathon e que já deu palestras para Campus Party, IBM e Microsoft.”

Anote aí: o PlastCoLab está instalado na calçada em frente ao Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230), bem pertinho da estação do metrô Trianon-Masp. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 11h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Mas atenção: o cubo estará aberto apenas até o dia 17 de dezembro! A entrada é franca e por ordem de chegada. Para participar das oficinas, palestras e hackatons, faça a sua pré-inscrição pelo site do PlastCoLab!

 

Veja também: