SPONSORS:

Plot, uma consultoria para planejar viagens customizadas

- 23 de novembro de 2015
plot

Nome:
Plot.

O que faz:
É uma consultoria para o planejamento de viagens.

Que problema resolve:
A Plot quer fugir de pacotes convencionais de agências de viagens e oferecer uma consultoria de acordo com o perfil do viajante.

O que a torna especial:
Os sócios da startup querem ter um contato próximo e contínuo com o cliente durante o desenvolvimento da viagem, além de oferecer um custo mais baixo que agências de turismo.

Modelo de negócio:
A remuneração vem do planejamento das viagens para os clientes. A Plot oferece dois serviços, que podem ser combinados: a consultoria de destino (no valor de 120 reais) e a consultoria de roteiro (20 reais por dia de viagem). Há ainda a opção premium da consultoria de roteiro, que custa 60 reais por dia e permite ao cliente fazer alterações ilimitadas ao longo do processo de construção do roteiro, reserva antecipada de serviços no destino e consultoria online durante o período da viagem. Os sócios ainda querem lançar novos serviços, como uma consultoria de intercâmbio e a capacitação para planejamento de viagens.

Fundação:
Março de 2015.

Sócios:
Raphael Rotta — Co-fundador
Manoela Pontual — Co-fundadora

Perfil dos fundadores:

Raphael Rotta — 27 anos, São Paulo (SP) — formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Inteligência de Mercado pela ESPM. Teve uma especialização em CRM e marketing direto dentro da Accentiv’Mimética, trabalhou com assessoria de imprensa no Banco de Eventos, endomarketing na Agência Endorfina e marketing no Banco Itaú. Em 2009, morou em Londres, onde foi responsável pelo marketing da LondonHelp4U, uma agência de intercâmbio e imigração.

Manoela Pontual — 26 anos, Recife (PE) — formada em Publicidade formada pela ESPM, com especialização em Planejamento pela Miami Ad School de Hamburgo, na Alemanha. Trabalhou no marketing do Banco Itaú, nas agências de publicidade Giovanni+DraftFCB, Taterka e a produtora de conteúdo digital DLKTSN. Entre 2012 e 2013, estudou francês na Sorbonne, em Paris.

Como surgiu:
A Plot surgiu de dois movimentos convergentes: a busca por um modelo de trabalho mais flexível e o gosto por histórias de viagem. Manoela e Raphael, que formam um casal, queriam autonomia sobre seus horários. A mesmo tempo, perceberam que a customização de viagens era um serviço oferecido mais no segmento de luxo, e decidiram optar por um modelo para o viajante mais econômico. Para viabilizar o negócio, o casal apostou no faça-você-mesmo com a programação de site e seu marketing digital. Para fazer a identidade visual, apostaram em permutas.

Estágio atual:
Não há um escritório físico. Os sócios estão, desde o lançamento da empresa, viajando pelo sudeste asiático. O atendimento é feito por canais virtuais e, de acordo com a demanda, são contratados freelancers.

Aceleração:
Planejam buscar em 2016.

Investimento recebido:
Não informado.

Necessidade de investimento:
Não definido.

Mercado e concorrentes:
Manoela e Raphael dizem enxergar o mercado de turismo em um grande processo de transformação, principalmente em função da internet. Ela força as agências de viagens a se modernizarem e oferece um volume enorme de informações para turistas, mas muitas vezes desordenadas. No Brasil, alguns blogs e sites trabalham com roteiros customizados, como o Vou na Janela, o Jornada Kamoi e The Traveller.

Maiores desafios:
“Na maioria dos casos, é difícil tangibilizar para o cliente o que é nosso serviço, como funciona e qual o valor agregado do que oferecemos. Por isso, precisamos trabalhar um estágio anterior, o de mostrar para o viajante que sua viagem não precisa ser como a de todo mundo”, diz Manoela.

Previsão de break-even:
Atingiram o break-even no terceiro mês de operação.

Visão de futuro:
O casal diz que quer transformar a Plot em uma referência nacional em planejamento de viagens customizadas e ajudar o máximo possível de pessoas a construírem suas próprias histórias de viagem, trabalhando sempre com o equilíbrio e a dose de energia que é de fato necessária para cada situação.

Onde encontrar:
Site

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Veja também: