SPONSORS:

Seleção Draft – Acerte o alvo

- 13 de julho de 2017
Entenda o que o mercado quer - não quem ele é - para se aproximar dele. (Foto: Pic Basement - Flickr/Reprodução)
Entenda o que o mercado quer - não quem ele é - para se aproximar dele. (Imagem: Pic Basement - Flickr/Reprodução)

Acerte o alvo
Definir um público-alvo por suas características demográficas é um erro. É o que afirma o designer de aplicativos Chris Lee em sua publicação no Medium (link acima). Para ele, idade, sexo ou nacionalidade não são fatores que determinam o mercado consumidor de um negócio. Em vez disso, o que pode atrair compradores ou usuários é a solução apresentada pelo produto ou serviço oferecido. Lee acredita que os empreendedores devem se preocupar em entender mais os desejos das pessoas do que segmentá-las em padrões. E questiona:

“Como podemos dominar o mercado se nosso conceito do que ele é está errado?”

 

Divulgue sua startup
Também no Medium, a escola de comunicação Score dá algumas dicas para empreendedores colocarem sua startup nos holofotes. Não é necessário contratar um porta-voz. Aliás, a dica número um é esta. O artigo defende que não há ninguém melhor que o próprio fundador para divulgar seu negócio. Para tanto, porém, é preciso ter histórias para contar. A melhor saída, prossegue, é mostrar casos reais de como seu serviço ou produto ajudaram a solucionar um problemas. Saber quais jornalistas e veículos procurar também é outra indicação valiosa. Leia mais no link acima.

 

Crie experiências!
Jeffrey Phillips, CEO da consultoria de inovação OVO, aborda na Inc. (link acima) o grande desafio que os empreendedores têm pela frente: driblar o excesso de produtos criando algo que gere uma experiência para, assim, se destacar. Para o autor, em um mundo materialista, onde já temos tantas coisas, ser “novo” ou “melhor” do que a versão anterior não vai fazer a menor diferença. Ele conta, por exemplo, como uma vara de pescar marcou sua memória durante uma viagem em que ensinou a filha utilizar o equipamento.

 “Se você quiser criar coisas novas, elas devem desempenhar um papel valioso ou gerar uma experiência significativa”

 

Feira das Mina Preta
Neste domingo (16), durante a Feira das Mina Preta, em Volta Redonda (RJ), acontece a palestra Mulheres Negras e o Empreendedorismo. A mesa, composta por oito profissionais de diversas áreas, vai discutir a importância e a viabilidade de iniciativas empreendedoras e inovadoras dentro e fora da comunidade negra. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link acima.

Veja também:

Verbete Draft: o que é Slow Design

- 14 de Fevereiro de 2018
O brasileiro Zanini de Zanine é um dos adeptos do slow design: produtos pensados com mais calma e para durar mais.

Verbete Draft: o que é Marketing Social

- 31 de Janeiro de 2018
Existe o Marketing de Causa e o Marketing Social. Ambos, além de divulgar uma marca, contribuem de alguma forma para mudanças ou impactos na sociedade. Entenda como funciona.

Às vezes, a melhor estratégia anticrise é contar o que a sua empresa faz de melhor. A Marcyn fez isso

- 25 de Janeiro de 2018
Lia e Mauro Zaborowsky são da terceira geração da família à frente da Marcyn e contam como a empresa se reestruturou e renovou a comunicação — sem abrir mão de produzir no Brasil.

“Os 6 Cs da Nova Economia – ou o que a faculdade não nos ensina sobre intraempreendedorismo consciente”

- 19 de Janeiro de 2018
A empreendedora social Tati Leite propões uma conceituação do que é preciso para empreender no mundo atual. Revê, também, seus erros e incoerências — e o convida para fazer o mesmo.