SPONSORS:

Seleção Draft – As regras do jogo

- 1 de dezembro de 2017
O combinado não sai caro. Estabeleça as regras do seu negócio o quanto antes, ou corra o o risco de perder o comando do time (Imagem: Pexels/Reprodução).
O combinado não sai caro. Estabeleça as regras do seu negócio o quanto antes, ou corra o o risco de perder o comando do time (Imagem: Pexels/Reprodução).

As regras do jogo
Estabelecer regras e padrões para o trabalho da equipe é essencial para a boa operação de qualquer empresa. No entanto, o consultor Tim Paul afirma que muitos líderes acabam cometendo deslizes nessa hora. No Medium (link acima), ele destaca os mais comuns, tais como: criar normas tarde demais — quando o time já escolheu seu modo de funcionamento —, excluir os colaboradores na elaboração desse processo e não dar o exemplo, ao burlar as próprias determinações.

 

O poder dos projeto paralelos
A Fast Company lista dez projetos paralelos que, de repente, se transformaram em grandes negócios. Bem, não é exatamente assim. O acaso fez parte dessas histórias, mas também houve muito empenho dos envolvidos. Entre os exemplos citados está o post-it, da 3M, que hoje vende 50 bilhões de unidades do produto (a invenção é de um funcionário da empresa que buscava um modo mais prático de marcar onde havia parado de ler um livro. A solução: grudar um papel com um pouquinho de cola nessa parte da página). Twitter, eBay e até a Apple já foram um dia projetos paralelos, sabia? Leia mais no link acima.

 

Prevendo o futuro
O futuro é imprevisível, sabemos, mas é fato que algumas funções e negócios tendem a desaparecer — ou vão mudar muito para se adaptar ao avanço da automação de hardwares e softwares. Em sua coluna no Estadão (link acima), Pedro Doria enumera algumas possíveis novas carreiras que este cenário trará, de acordo com um estudo da consultoria de transformação digital Cognizant. Vale a leitura, pois quem quer empreender em negócios inovadores tem que estar a par de quais serão as demandas futuras de seus potenciais clientes.

 

Tank Talks
No próximo dia 8, a Laje realiza o Tank Talks, no Rio de Janeiro. O evento compartilha as histórias e aprendizados de convidados de várias áreas profissionais com o objetivo de “ressignificar o erro e restaurar a confiança e o gosto pelo risco e pela inovação”. Entre os participantes estão Vinícius Machado, cofundador da Goma, e a atriz e diretora artística da Cidade das Artes, Bel Kutner. As inscrições custam 50 reais e podem ser feitas no link acima.

Veja também:

“Cinco lições – de vida e de negócios – que aprendi conversando com 150 pessoas admiráveis”

- 15 de dezembro de 2017
Alexandre Waclawovsky, o Wacla, compartilha o que aprendeu em 150 conversar com CEOs e empresários que admira. É mais simples do que parece.