SPONSORS:

Seleção Draft – Como amadurecer um produto

- 5 de dezembro de 2016
A "receita" que torna o seu produto único vai determinar o sucesso dele. (Imagem: femme run - Flickr/ Reprodução)
A "receita" que torna o seu produto único vai determinar o sucesso dele. (Imagem: femme run - Flickr/ Reprodução)

Como amadurecer um produto
Mesmo que a sua startup ofereça serviços, você precisa pensar neles como produtos. No Medium, Duncan Knight, que é da Response IQ (empresa de geração de leads), diz que é possível medir o potencial do que você cria a partir de alguns itens. Entre os principais estão: o objetivo desse produto (a solução que ele propõe), a qualidade da equipe por trás dele, a exigência do mercado que ele atende, o modelo de negócio dele, o preço para desenvolvê-lo e quais perfis de pessoas podem usá-lo. Leia mais no link acima.

 

Para escalar no B2B
O primeiro passo para escalar um negócio B2B é saber se o modelo dele atingiu o estágio certo para crescer. Mas esse momento nem sempre é claro para quem empreende, como diz Larry Myler, em seu artigo na Forbes (link acima). Por isso, Myler diz que a hora certa é quando você sabe que seu produto/serviço:

1) É de fácil aplicação;
2) Tem um potencial de retorno para os seus clientes;
3) Consegue manter uma taxa alta e estável de retenção;
4) Tem uma base usuários que realmente amam usá-lo;
5) Tem um modelo de negócios replicável.

 

Seu mentor é o ideal?
Para se beneficiar de uma mentoria, encontrar alguém experiente não é o bastante. No texto de Glenn Leibowitz, na Inc., estão alguns sinais para ajudar empreendedores na busca pelo mentor ideal. Entre as principais características, o autor destaca a capacidade de ajudá-lo a desatar nós, mas sem tirar das suas mãos o poder de decisão – afinal, o negócio é seu. Ele também diz que mentores devem propor desafios, encorajar e dizer verdades incômodas. Leia mais no link acima.

 

Campus Party 2017
A próxima Campus Party acontece entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Entre as atrações internacionais dessa décima edição do evento estão confirmados o conservacionista neozelandês Pete Bethune e o norte-americano Grayson Chalmers, da Riot Games. As entradas estão à venda por aqui, por 240 reais.

Veja também:

“O que vivi apoiando 10 mil startups nos últimos 20 anos”

- 24 de outubro de 2017
Prestes a lançar o livro "10 Mil startups", Felipe Matos conta como sua experiência de empreendedor digital pode ajudar quem já está dentro ou quer entrar neste mundo.