Seleção Draft – Como financiar o seu negócio

- 20 de abril de 2017
Há diversos caminhos para colocar a sua startup em pé. (Imagem: Nathan Richardson - Flickr/ Reprodução)
Há diversos caminhos para colocar a sua startup em pé. (Imagem: Nathan Richardson - Flickr/ Reprodução)

Como financiar o seu negócio
Correr atrás de capital é uma das fases mais difíceis para quem empreende. Mas existem diversas formas de financiar um negócio, como mostra Martin Jablonski no Medium. O empreendedor fala dos prós e contras de usar suas economias, empréstimos em bancos, fazer campanhas de crowdfunding, bootstrapping, cartão de crédito, ou de buscar dinheiro com investidores-anjo ou VCs. Cada opção é recomendada de acordo com a preferência dos fundadores e depende de quanto a startup precisa angariar. É o melhor resumo das diferentes opções existentes, com suas vantagens e desvantagens, que você verá hoje. Para ler com calma.

 

O futuro das startups brasileiras
Se depender da previsão de Pedro Waengertner, da ACE, os empreendedores à frente de startups brasileiras podem comemorar. Em seu texto no StartSe, no link acima, ele cita o número cada vez maior de investidores-anjo no país, de grandes empresas interessadas em inovação e de startups nacionais chamando atenção internacionalmente. Pedro ainda fala da melhora da qualidade da formação de empreendedores e do desenvolvimento de ecossistemas em diferentes regiões do Brasil.

 

Negócios de impacto socioambiental
Estão abertas a partir de hoje as inscrições para a Chamada de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental e aporte a aceleradoras e incubadoras promovida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Instituto Cidadania Empresarial (ICE). Serão financiados até oito negócios de impacto com tickets entre 150 mil reais e 250 mil reais, e também haverá aporte para as aceleradoras e incubadoras que os apoiam. Leia o regulamento aqui.

 

Empreendedores na Amazônia
Entre os dias 26 e 27 de abril acontece em Manaus a Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação, evento que reunirá empreendedores para trocar de informações e geração de oportunidades de negócio. Entre os convidados estão Rodrigo Cartacho (Sympla), Ricardo Politi (Broota) e Arilo Claudio Dias-Neto (Méliuz). Os ingressos vão de 129 reais a 229 reais e estão à venda pelo link acima.

Veja também:

Teçume, ou como criar um negócio em que ribeirinhas na Amazônia vendem artigos para o mundo fashion

- 3 de julho de 2017
Quem faz a Teçume (da esq. p/ a dir.): Maria Rita dos Santos, Maria da Paz, Valda Días, Adriele Prado, Marilene Guimarães, Nilvaneide Regis, Adite Paixão, Cleia Costa, Marcineide Ferreira e Monica Guimarães.

Quer saber como é a aventura de empreender? Construa um hotel no meio da Amazônia

- 12 de fevereiro de 2016
Guto e Fabi às margens do Rio Negro, onde fica o hotel.