Seleção Draft – Como levantar sua grana

- 5 de julho de 2016
Considere todos os modelos de financiamento para a sua startup. (Imagem: aisletwentytwo - Flickr/ Reprodução)
Considere todos os modelos de financiamento para a sua startup. (Imagem: aisletwentytwo - Flickr/ Reprodução)

Como levantar sua grana
Os ecossistemas de startups estão cada vez mais sofisticado, e com eles os modelos de financiamento. São tantos, que para o empreendedor de primeira viagem o processo pode ser confuso. No Tech Crunch, Shabih Rizvi, do fundo KPCB, dá um guia básico para não se perder na hora de levantar o dinheiro para a sua empresa. Ele aconselha, primeiro, que você considere todos os meios antes de procurar um VC. Mas se você optar por esse caminho, saiba que métricas não são tudo, eles também se interessam por pessoas. Outra dica é se manter focado nos usuários e não perder o sono por conta de crises econômicas do país.

 

Criatividade para vender
Vender não é uma ciência exata, longe disso. Por isso, o especialista em Marketing Gregg Schwartz defende que, ao contrário do que pensam alguns empreendedores que estão fora do “time de vendas”, correr atrás clientes no B2B depende de muita criatividade. Para ele, uma das maneiras de colocar isso em prática é:

1) Falar diretamente com quem toma das decisões;
2) Evitar intermediários, mesmo que não seja a forma convencional;
3) Não ter medo de ser ousado ao anunciar seu produto ou serviço.

Leia mais no link acima, do Entrepreneur.

 

Quem faz as cidades inteligentes?
A tecnologia não define, por si só, o que é uma cidade inteligente. A entrevista do link acima no ReadWrite, com Gordon Feller (fundador do Meeting Of The Minds, uma ONG de inovação para cidades), fala da importância das pessoas na criação de centros urbanos mais conectados e sustentáveis. Para ele, os maiores desafios humanos na área são: customização de comércio para os habitantes, desenvolvimento da economia local e a criação de um senso de comunidade maior com serviços e eventos. Leia mais no link acima.

 

Matchfunding Yousers
O canal Matchfunding Yousers, parceria entre a Benfeitoria e a Youse (startup de seguros personalizados), está em busca de projetos que estimulem a cultura do cuidado e da colaboração no Brasil. As inscrições, que podem ser feitas no link acima, vão até domingo, dia 10. Os projetos selecionados receberão uma consultoria especial para a sua campanha de crowdfunding e, na fase de arrecadação, para cada 1 real arrecadado do coletivo, a Youse investirá mais 1 real, até que a meta mínima de cada um seja atingida.

Veja também: