Seleção Draft – Como nasce uma startup

- 19 de setembro de 2016
O dia a dia de uma startup ensina muito mais do que eventos e programas. (Imagem: Maria Keays - Flickr/ Reprodução)
O dia a dia de uma startup ensina muito mais do que eventos e programas. (Imagem: Maria Keays - Flickr/ Reprodução)

Como nasce uma startup
“Ter uma startup é um negócio bem diferente desse auê gostoso que eventos e programas causam em nós”. A frase é de Matt Montenegro, fundador da Aio, plataforma de vídeos corporativos. Em seu texto no LinkedIn, ele fala do processo de começar sua empresa, sem clichês. Matt diz que encontrar um problema a ser resolvido não é uma tarefa simples. Além disso, ele lembra: ter um CNPJ é só para quem já fatura, contratos podem salvar vidas e planejamento financeiro é essencial. Leia no link acima.

 

A caminho do B2B
A dificuldade de conseguir capital e a crescente busca de grandes empresas por inovação tecnológica tem feito muitas startup repensarem seus modelos de negócio e migrarem para o B2B. Na reportagem de Bruno Capelas no Estadão, há exemplos como o da Netshow.me, que parou de transmitir shows de artistas e hoje tem clientes corporativos, e a Qranio, que atualmente compõe 98% do seu faturamento com empresas como Magazine Luiza e Brasil Kirin. Leia mais no link acima.

 

Cidades inteligentes para quem?
Diversos projetos de cidades inteligentes pelo mundo serão comparados em uma pesquisa da Universidade de Calgary, no Canadá. O estudo, segundo o texto do ReadWrite, no link acima, vai levar em conta o objetivo de cada um, para entender a quem eles beneficiam de verdade, cidadãos comuns ou instituições. A intenção é investigar as diferentes abordagens: dos transparentes e acessíveis aos mais controladores.

 

Criadores em Catarse
O Catarse vai lançar uma espécie de edital (com menos burocracia) para selecionar e impulsionar até cinco empreendedores que estão criando produtos inovadores. Eles serão financiados por meio da plataforma nos próximos 6 meses e terão ajuda com consultorias, mentorias, vídeos e veiculação. Para inscrever o seu projeto, aguarde as instruções aqui no Draft.

Veja também:

A Leaf, que vende óculos de madeira, quase faliu. Cortou equipe e buscou financiamento para seguir em frente

- 29 de dezembro de 2016
A equipe da Leaf, atualmente com duas pessoas a menos. A essência da marca ainda é a mesma, mas eles tiveram que buscar no vos caminhos para sobreviver.