Seleção Draft – É duro ser líder

- 7 de agosto de 2017
Ser líder é uma tarefa difícil e menos glamourosa do que parece (Imagem: Pexels/Reprodução.
Ser líder é uma tarefa difícil e bem menos glamourosa do que parece (Imagem: Pexels/Reprodução).

É duro ser líder
No Inc. (link acima), o escritor Nicolas Cole fala sobre a difícil tarefa de ser um líder, algo que a maioria dos CEOs aprende “na raça”. Para começar, ele afirma que liderança não tem nada a ver com ego, por isso o cargo ou título ostentado é o que menos importa. Também aponta como uma das principais habilidades de um CEO a flexibilidade para se comunicar com diferentes tipos de pessoas e incentivá-las a darem o seu melhor. Ele ainda diz que quem está nessa posição precisa saber se colocar em último lugar, controlando reações emotivas e impulsos para contornar com calma as dificuldades e desafios do negócio.

 

Dinheiro não é tudo
Ross Tsakas, cofundador da Founders Portal Inc. (consultoria para startups e investidores), conta que logo após finalmente conseguir investimento, a maioria dos empreendedores se sente insegura, sem saber quais os próximos passos para cumprir as promessas do pitch. Na Forbes, ele indica três caminhos: procurar um mentor, buscar a validação externa de suas decisões e saber balancear vida profissional e pessoal. Segundo o autor, a tendência nesse momento é trabalhar exaustivamente para entregar o prometido. Mas diz ele, é mais comum que as melhores soluções apareçam em momentos de descanso. Para saber mais, acesse o link acima.

 

Conselhos inesperados
Para melhorar as estratégias de sua startup, os empreendedores costumam buscar informações em cursos, livros e webinars. Em seu texto no Medium porém, Vinny Galiano, fundador de uma agência de publicidade, mostra que existem fontes menos previsíveis para isso. Ele lista ao menos cinco:

1) Ouvir a história de quem já fracassou;
2) Encontrar oportunidades nas reclamações dos clientes;
3)
Se aconselhar com pessoas de outros setores;
4) Buscar inspiração na ficção (TV, filmes, literatura, etc);
5) Pedir a opinião de colaboradores de fora da operação, como faxineiros ou vendedores.

 

Entenda o blockchain
Começa no dia 14 de agosto o curso “Blockchain e Bitcoin: do dinheiro digital aos contratos inteligentes”. Serão quatro aulas online e em tempo real (às segundas e quartas-feiras) para explicar a aplicação dessa tecnologia e o funcionamento da moeda digital mais conhecida do mundo. O curso será ministrado pelo pesquisador Gabriel Aleixo, o hacker Marco Agner e a designer de informação Patrícia Estevão. O investimento é de 265 reais e as inscrições podem ser feitas no link acima.

Veja também:

Entenda tudo de Bitcoin em 120 minutos

- 28 de junho de 2017
No próximo dia 11, na Academia Draft RIO, Gabriel Aleixo vai contar a história, descomplicar a tecnologia e apresentar utilizações práticas e já possíveis da moeda digital. Inscreva-se!