SPONSORS:

Seleção Draft – É hora de falar de dinheiro

- 5 de dezembro de 2017
Sem tabu: empreendedor e investidor precisam jogar limpo na hora de falar de dinheiro (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Sem tabu: empreendedor e investidor precisam jogar limpo na hora de falar de dinheiro (Imagem: Pixabay/Reprodução).

É hora de falar de dinheiro
Chega de joguinhos. No Tech Crunch, Roy Bahat, do fundo Bloomberg Beta, defende uma relação mais transparente no ecossistema empreendedor quando o assunto é dinheiro. Ele afirma que ainda é um tabu para muitos fundadores revelar o quanto aportaram em suas startups por melindres de desvalorizar o negócio. Mas acredita que os VCs podem diminuir essa insegurança com algumas atitudes, tais como: investir o suficiente para que o empreendedor se dedique em tempo integral à empresa, aumentar seu salário (com o tempo) e se comprometer com uma 2ª rodada. Leia mais no link acima.

 

Direito para startups
Startupi fala da recém-criada comissão “Estudos de Legislação em Empreendedorismo Criativo”, da OAB-SP. O objetivo é debater as principais dificuldades jurídicas enfrentadas pelas startups, como problemas regulatórios, tributários e de registro, comenta o presidente da iniciativa, Arthur Nascimento (no link acima). O grupo é composto por 11 membros, entre advogados e outros colaboradores, e deve se reunir mensalmente para discutir as pautas.

 

Novidade no ecossistema
O time das aceleradoras brasileiras está crescendo. Na próxima quinta-feira (7), a Fundação Vanzolini lança a PoliStart, idealizada por alunos da turma de 1980 de Engenharia de Produção da USP, que integram o conselho da instituição. Segundo o texto do Startse (link acima), inicialmente, apenas negócios germinados no ambiente da Poli serão atendidos e — por enquanto — não haverá aporte financeiro.

 

Aceleração Startup Farm
Vão até o próximo dia 17 as inscrições (link acima) para a 6ª edição do Ahead, programa de aceleração da Startup Farm. Podem participar startups de todos os segmentos. Ao todo, dez negócios serão selecionados para uma imersão de seis meses e terão a chance de receber 150 mil reais de investimento em troca de um percentual da empresa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link acima.

Veja também: