Seleção Draft – Freelancer ou empreendedor?

- 6 de junho de 2016
Ter o próprio negócio e ser a sua força de trabalho não são equivalentes. (Imagem: Eric Ray - Flickr/ Reprodução)
Ter o próprio negócio e ser a sua força de trabalho não são equivalentes. (Imagem: Eric Ray - Flickr/ Reprodução)

rrFreelancer ou empreendedor?
Os papéis podem se confundir às vezes, mas Seth Godin garante que freelancers e empreendedores têm diferenças fundamentais entre si. Em seu texto no Medium, o estudioso diz que é comum encontrar casos em que as pessoas caem na armadilha de oferecer um serviço que só elas podem fazer:

“Como empreendedor, é impossível ter sucesso usando a sua própria força de trabalho para preencher as lacunas”

O maior problema é que essa fórmula não é escalável e não deixa o seu negócio funcionar independentemente. Leia mais no link acima.

 

Investimento de peixe grande
O número de startups recebendo investimento de grandes companhias tem crescido a cada ano. Alix Stuart, na Inc., lista os prós e contras dessa relação, diz o que vai chamar atenção para um empreendedor buscar uma Corporate Venture e aconselha:

1) Defina o que você quer do seu investidor;
2) Considere possíveis conflitos;
3) Não abra mão de muito controle.

 

Comida inteligente
Para Saahil Parekh, uma cidade não pode ser considerada “inteligente” se a sua população não tem uma cadeia sustentável de alimentação. Fundador de uma organização que promove plantações urbanas na Índia, ele é citado no texto do ReadWrite (link acima). Parekh diz que as cidades que investem em modernização de infraestrutura precisam focar em eficiência energética e a sustentabilidade da agricultura local, pois “a comida deveria crescer onde é consumida”.

 

Design Thinking Experience
A Escola Design Thinking está com as inscrições abertas para o curso DT Experience no Rio de Janeiro, que acontece de 13 a 15 de junho. O programa intensivo vai introduzir a abordagem mental e prática do Design Thinking que acelera processos de inovação e transforma sua maneira de resolver problemas. O investimento é de 1 800 reais. Para participar, acesse o link acima.

Veja também: