SPONSORS:

Seleção Draft – Inovadores fazem as perguntas certas

- 10 de fevereiro de 2017
O ciclo de questionamentos de inovadores nunca termina. (Imagem: Guian Bolisay - Flickr/ Reprodução)
O ciclo de questionamentos de inovadores nunca termina. (Imagem: Guian Bolisay - Flickr/ Reprodução)

Inovadores fazem as perguntas certas
No Singularity Hub, Lisa Kay Solomon entrevista o autor Warren Berger, que fala das perguntas que pessoas precisam fazer – aos outros e a si – para pensarem em inovação. Para ele, essas perguntas devem ser ambiciosas, ter poder para te fazer pensar mais a respeito de uma situação e servir de catalisadoras de mudanças. Líderes, portanto, não deveriam teimar em pedir sempre respostas em vez de perguntas, segundo Berger: “Para inovadores, o ciclo de questionamentos nunca termina”. Leia no link acima.

 

A AI na prática
Para que o machine learning (um dos espectros da inteligência artificial) renda frutos para um negócio, é preciso que a empresa faça uma preparação interna. Bill Loconzolo, da Intuit (startup de gestão financeira), diz no Venture Beat que quatro passos são necessários:

1) Leve a sério seu volume de informações, é ele que vai alimentar a AI;
2) Visualize de que maneiras a AI pode ajudar a repensar o seu negócio;
3) Explique a todos na empresa os benefícios dessas mudanças para o consumidor;
4) Forme uma equipe multidisciplinar para pensar em soluções para problemas urgentes.

 

Às vésperas do lançamento
Como um cofundador que não faz parte da equipe técnica (não é o mais “nerd” da turma, não faz o desenvolvimento, nem programa) de uma plataforma pode se preparar para o início das operações? O mais importante, segundo Peter Schroeder (do UNUMessenger) é criar o “buzz” em torno do produto, seguir um mapa de lançamento para alcançar metas de semana a semana e cuidar dos termos e condições e outras questões burocráticas, mas importantes. Depois, o foco é o segredo, ele diz:

“Você terá ideias para melhorar o produto, mas em algum momento precisa focar em fazer o seu MVP

 

Open Innovation Week
Nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, mais de 150 startups e cerca de 100 grandes empresas vão se reunir na Open Innovation Week, em São Paulo. Neste ano, o tema do evento de empreendedorismo e inovação aberta é “Novos modelos de negócios para inovação”. Para participantes que não são associados da Oiweek ou não façam parte das startups selecionadas, o ingresso custa 1 200 reais.

Veja também: