SPONSORS:

Seleção Draft – Internet descentralizada

- 29 de junho de 2016
O futuro da web pode ser mais parecido com o seu objetivo incial? (Imagem: Fanyun H. - Flickr/ Reprodução)

Internet descentralizada
A internet, quando surgiu, prometia ser uma fonte de informação e comunicação livre e aberta. Em parte, isso ainda é verdade. Mas, aos poucos, algumas empresas passaram a tomar controle e centralizar a rede. Na reportagem da Fast Company, no link acima, Dan Gilmor e Kevin Marks falam sobre o Decentralized Web Summit, evento que reuniu tecnólogos de várias gerações que acreditam em uma internet descentralizada, que respeite a nossa privacidade. Para irmos além de sistemas que reúnem tudo o que consumimos – de trabalho a lazer –, e usam essas informações como moeda de troca.

 

Não pare de crescer
Um bom lançamento é um empurrão e tanto, mas muitas startups podem ser ver empacadas logo depois, sem conseguir crescer. Alguns obstáculos são mais comuns, como os apontados pelo post do blog do Worth A Million, no link acima:

1) Seu produto não tem demanda, pois não traz um benefício para o usuário;
2) O que você oferece não é o que o usuário procura de verdade;
3) Você não sabe como usar os canais para atingir o seu público;
4) O seu preço não é justo por aquilo que você oferece ou o que o consumidor quer pagar;
5) Sua comunicação não traduz o valor do seu produto;
6) A experiência que você entrega não é satisfatória.

Veja no texto as reflexões sobre cada um desses problemas.

 

Trabalho colaborativo
Num futuro automatizado, a colaboração deverá ter um papel maior nos trabalhos. Nelson Lago (gerente técnico do Centro de Competência em Software Livre da USP), em seu texto no blog Código Aberto, no Estadão, cita os avanços na robótica e na inteligência artificial como os principais motivos para investirmos mais no trabalho criativo de humanos e na inovação aberta. O autor diz:

“Cada vez mais, indivíduos ou mesmo empresas isoladas não vão ter condições de lidar com as grandes questões que queremos resolver”

 

Maker Academy SP
A partir de amanhã, dia 30, até domingo, a Maker Academy, evento de educação maker, vai organizar workshops e painéis em São Paulo. Parceria da Colmaker, ETC Brasil e Faculdades Rio Branco, a iniciativa vai trazer experiências em modelagem 3D no mais novo software da Autodesk, o Fusion 360, além de campeonatos de robótica. Para participar, inscreva-se no link acima.

Veja também:

Como o Colab, uma rede social focada na zeladoria urbana, cresceu e se tornou um negócio lucrativo

- 17 de setembro de 2018
2733 0 0

“Todo mundo quer dinheiro para viver bem, mas precisamos do significado, do sentido das coisas”

- 12 de julho de 2018
Luiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M, fala sobre a cultura de inovação da empresa, sobre maneiras de entrar na era digital e sobre a importância do autoconhecimento para ser feliz.