Seleção Draft – Lucro e ativismo

Luisa Migueres - 28 jun 2016
A escolha pelo negócio social lucrativo tem dado certo para uma nova geração de empreendedores. (Imagem: Hey Paul Studios - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 28 jun 2016
COMPARTILHE

Lucro e ativismo
O que é “a era do propósito”? Essa é a pergunta que a reportagem do Uol Tab, no link acima, tenta responder, com uma série de entrevistas com empreendedores sociais que não deixam de lado o lucro de seus negócios. Algumas iniciativas e seus personagens chamam atenção:

1) Thiago Vinícius da Silva, que criou o Banco União Sampaio, com moeda própria para circular no Campo Limpo, em São Paulo;
2) Gustavo Fuga, o economista que fundou a 4YOU2, uma rede de escolas de inglês com preços baixos em comunidades;
3) Buh D’Angelo, fundadora da InfoPreta, que oferece serviços de informática e inclusão digital para moradoras da periferia;
4) Bernardo Bonjeante, que deixou uma carreira no mercado financeiro para fundar a Avante, que concede microcrédito a pequenos negócios.

 

Falhas são degraus
O medo de falhar é um dos principais motivos de negócios que empacam e não conseguem evoluir. Na Inc., Travis Bradberry diz que a falha deve ser usada pelo empreendedor como um degrau, sempre pensando no resultado em vez do erro em si. Para ele, o caminho é: anunciar você mesmo a sua falha, apontar a razão por trás dela (sem justificá-la), fazer um plano para se recuperar e evitar que ela se repita, e depois voltar a trabalhar sem culpa e com entusiasmo. Leia mais no link acima.

 

A moral dos carros autônomos
Se os carros inteligentes do futuro (que não está tão distante assim) podem tomar decisões, o que vai guiar essas escolhas? Essa é uma das maiores discussão em torno do tema, como mostram os textos do ReadWrite (link acima) e do Gizmodo. Ambos falam do dilema de criar um sistema que opte pela vida do motorista ou do pedestre, por exemplo, em caso de acidente. Conciliar os interesses de todos os humanos envolvidos ainda é uma preocupação para as pessoas, mostram pesquisas.

 

Acelera Startup FIESP
O concurso Acelera Startup, organizado pelo Comitê Acelera Fiesp, vai iniciar sua oitava edição no dia 5 de julho. Nele, os participantes vão assistir a palestras sobre inovação, investimento e empreendedorismo e acompanhar as apresentações dos pitches dos finalistas. Participam do projetos ou empresas nas categorias geral, comunicação, Fintech, têxtil, moda e beleza. Para ver a programação completa, acesse o link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: