Seleção Draft – O fim de uma startup

Luisa Migueres - 4 mar 2016
Desligar sua empresa pode trazer ensinamentos e motivação (Imagem: Paul Cross - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 4 mar 2016
COMPARTILHE

Matar a sua startup pode ser bom
Muito melhor do que insistir em uma empresa que está dando certo, é reconhecer que chegou a hora de parar e recomeçar. Em seu texto na Inc., Neil Patel ensina a lidar com esse “luto”. O co-fundador da Crazy Egg, startup que analisa dados de acessos em plataformas, diz que matar seu próprio negócio requer um distanciamento, mas a partir daí surge um aprendizado enorme:

“Se você assumir a responsabilidade de acabar com a sua startup, então você também é o único que pode se recuperar”

Só assim você consegue preservar relações, se sentir no controle e renovar sua motivação para embarcar em uma próxima jornada.

 

Primeiros passos sem dinheiro
Um dos problemas mais comuns entre empreendedores é a falta de capital. Mas a mensagem do vídeo da revista Pequenas Empresa & Grandes Negócios, no link acima, é: isso não precisa impedir que você abra um negócio, mas que tenha mais cautela e uma estrutura enxuta. A editora Renata Leal, com ajuda de consultores do Sebrae, diz que o ideal é buscar um investimento inicial, capacitação para suprir os pontos fracos da sua formação, fazer planejamento antes de tirar a ideia do papel e ter uma reserva pessoal até que a empresa comece a dar lucro.

 

Leituras essenciais
Bons livros de para ajudar empreendedores não faltam no mercado hoje. Nove deles foram listados no Creative Boom como leituras para estimular a criatividade e dar insights importantes para o seu negócio. Alguns deles são:

1) T-shirts and Suits: A Guide to the Business of Creativity, de David Parrish;
2) Oversubscribed: How to Get People Lining Up to Do Business with You, de Daniel Priestley;
3)  Grow Your Service Firm, de Robert Craven;
4) Double Your Business: How to Break Through the Barriers to Higher Growth, Turnover and Profit (Financial Times Series), de Lee Duncan;
5) Online Business Startup: The entrepreneur’s guide to launching a fast, lean and profitable online venture, de Robin Waite.

Veja a lista completa no link acima.

 

Semana da Mulher na Tecnologia
A segunda edição da Semana da Mulher na Tecnologia começa oficialmente amanhã, em São Paulo. Os dia 9 e 10, no entanto, terão debates focos em empreendedorismo, como o “Invente o Amanhã com Tecnologia”. Em formato de café da manhã, o evento terá as presenças de Nathalia Britto (Fiesp), Marcus Giorgi (VP de marketing da CA) e Camila Achutti (Mulheres na Computação). Para ver a programação completa e se inscrever, acesse o link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: