Seleção Draft – O seu tipo de empreendedorismo

- 19 de julho de 2016
Saber o seu tipo de jogo te ajuda a analisar os riscos do seu empreendimento.  (Imagem: Derek Gavey - Flickr/ Reprodução)
Saber o seu tipo de jogo te ajuda a analisar os riscos do seu empreendimento. (Imagem: Derek Gavey - Flickr/ Reprodução)

O seu tipo de empreendedorismo
Você conhece seu estilo de empreender? Robin Bruce diz em seu artigo na Forbes que existem, essencialmente, dois tipos de empreendedores: o fundamentalista e o especulativo. A diferença entre os dois está no objetivo de cada um. Enquanto o primeiro busca criar negócios a longo prazo (sólidos e planejados), o outro quer explorar mercados do momento, mais arriscados. A autora diz:

“A chave, nas duas categorias, é entender qual é o seu jogo e quais forças pode ou não influenciar”

Leia mais no link acima.

 

Cultura antes de estratégia
A WeWork surgiu como uma das startups mais interessantes para ajudar quem busca coworking. Sua principal missão, repetiam os sócios, era fazer as pessoas economizarem dinheiro compartilhando espaços. Mas a mesma filosofia não foi aplicada internamente, diz o artigo da Inc. (no link acima). Os gastos extravagantes quebraram as pernas da empresa, que não tinha uma cultura forte aguentar o tranco. Agora, ela depende da consciência individual dos funcionários para continuar em pé.

 

Nanicos e enfezados
Grandes fabricantes de bens de consumo estão sentindo o peso de negócios menores que conseguiram entrar no mercado, mesmo com uma estrutura “nanica”. Apesar de ainda serem consideradas gigantes, a taxa de crescimento dessas empresas congelou, em grande parte pela dificuldade de acompanhar tendências de mercado, diz a reportagem do Estadão, traduzida do Economist. Leia mais no link acima.

 

Maratona de Empreendedorismo na Moda
Até o dia 22 de julho, a Maratona Rio Criativo direcionada a empreendedores da moda estará com as inscrições abertas. Serão três dias de evento (de 26 a 28), que vão reunir oficinas e consultorias para explicar as etapas de um negócio no ramo, desde a sustentabilidade até as necessidades de um planejamento financeiro para viabilizar um projeto. Para se inscrever, acesse o link acima.

Veja também:

A rotina e os desafios de um facilitador e empreendedor profissional, Augusto Gutierrez, cofundador do Catete92

- 27 de janeiro de 2015
Augusto Gutierrez, um catalisador de pessoas e projetos criativos, cofundador do espaço colaborativo Catete92, no Rio.