SPONSORS:

Seleção Draft – O valor de um problema

- 17 de julho de 2017
Crie soluções que sejam como analgésicos para as dores de seus usuários. (Imagem: Pexels/Reprodução)
Crie soluções que sejam como analgésicos para as dores de seus usuários. (Imagem: Pexels/Reprodução)

O valor de um problema
No Medium, Josiah Humphrey, fundador da Appster (desenvolvedora de aplicativos), fala que o sucesso de uma startup depende do empreendedor encontrar uma “dor monetizável”, ou seja, algo que incomode tanto as pessoas a ponto de elas precisarem de sua solução como quem toma um analgésico para aliviar uma dor. No artigo (link acima), Humphrey aponta três caminhos para isso:

1) Conheça seus potenciais usuários (use emails, fóruns online, encontros presenciais etc); 
2) Crie um labirinto de ideias (analise os concorrentes, novas tecnologias, brechas para oportunidades);
3) Torne seu produto ou serviço escalável;
4) Calcule o tamanho do seu mercado.

 

Como criar um app
No The Brief, o jornalista Victor Lombardi traz algumas dicas (não tão novas, mas sempre boas de se ter em mente) para quem quer lançar um aplicativo. O texto diz que o mercado é competitivo, mas ainda assim muito promissor: as pessoas gastam, em média, 80% do tempo com internet mobile (ou seja, no celular). Além de ter certeza que seu app será útil, apostar em um time de desenvolvedores, montar um plano de marketing contínuo e encontrar formas de monetizá-lo são algumas maneiras de se destacar em meio a milhões de programas disponíveis nas lojas virtuais. Leia mais no link acima.

 

Qual é o seu tipo?
A repórter Shana Lebowitz, da Business Insider, conta que o escritor britânico Simon Sinek, especializado em liderança, passou muito tempo estudando os diferentes estilos de empreendedores e, no final, os dividiu em duas categorias. Uma é a do tipo “por que”, dos visionários, na qual inclui o fundador da Apple Steve Jobs. Outra é o tipo “como”, dos práticos, onde o cofundador da Apple Steve Wozniak se encaixa. O texto (leia no link acima) traz mais características de cada grupo e ensina o empreendedor a descobrir qual o seu tipo para, por exemplo, buscar um sócio que  seja complementar.

 

Empreendedorismo Digital
Nesta quarta-feira (19), Pietro Occiuzzi fala sobre economia criativa e Empreendedorismo Digital, em Fortaleza. O palestrante é sócio das startups Agenda Kids e ORB Digital e foi organizador do TEDxFortaleza nas suas quatro edições. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link acima.

Veja também: