SPONSORS:

Seleção Draft – O valor do design

- 5 de setembro de 2017
Todo empreendedor deveria pensar como um designer (Imagem: Pexels/Reprodução).
Todo empreendedor deveria pensar como um designer (Imagem: Pexels/Reprodução).

O valor do design
No Menta90, Marcelo Pimenta sugere que todo empreendedor deve se tornar um designer — ou pelo menos entender do assunto. Ele fala da importância dos conceitos e das ferramentas do design para criar inovações focadas na experiência do usuário. A ideia do autor, obviamente, não é que todos se profissionalizem na área, mas que se apoderem de sua forma de pensar para desenvolver soluções mais prática, rápida e intuitiva. Para isso, aponta técnicas e metodologias, como o Design Thinking, já utilizado em várias empresas. Para ler mais, acesse o link acima.

 

Construa algo relevante
O empreendedor indiano Kumar Rangarajan teve sua startup comprada pelo Facebook em 2014. Apesar de ter fechado um bom acordo, ele diz que construir algo para ser adquirido por outra empresa é um erro. No Your Story (link acima), ele aconselha que fundadores desenvolvam soluções para um nicho que não é atendido. Isso feito, com um produto ou serviço que tenha valor para seus clientes, é natural grandes players se interessarem em comprar o negócio.

 

Como cortar despesas
Não importa o quanto um empreendedor tenha se planejado financeiramente, toda startup passa por alguns apertos, diz Jose Vasquez, CEO da agência Quez Media Marketing. Para enxugar gastos sem afetar a qualidade do negócio, ele indica quatro estratégias no Huffington Post (link acima):

1) Procure um escritório menor ou adote um sistema de trabalho remoto;
2) Ofereça ações da empresa para funcionários como compensação por salários menores;
3) Concentre-se no MVP antes de investir em algo mais elaborado;
4) Priorize estratégias de marketing que não tenham custos, como as mídias sociais.

 

Hyper Virtual Reality Festival
Acontece no próximo dia 16, em São Paulo, o primeiro festival brasileiro de realidade virtual. O Hyper Reality Festival trará conteúdos sobre a temática em diferentes áreas: filmes, animações, documentários e jogos. O evento também terá palestras e workshops sobre produção e mercado de realidade virtual. Os ingressos (no link acima) custam 39,60 reais —  e leitores do Draft têm 15% de desconto digitando o código promocional @Draft-Hyper@ no momento da inscrição.

Veja também:

A Fellicia transforma fibras em objetos de decoração de luxo e está mudando a vida de artesãos de Sergipe

- 25 de setembro de 2017
As irmãs Renata e Alessandra Piazzalunga são as sócias à frente da Fellicia.