Seleção Draft – Organizando a informação

- 7 de novembro de 2014
data

A importância da “literatura de dados” no século XXI. Muita gente considera a prensa de Gutenberg uma das maiores invenções do século passado, já que ela foi crucial para democratizar e popularizar o conhecimento escrito. Em um paralelo para os tempos atuais, este ótimo texto no Venture Beat, defende que, hoje, precisamos popularizar mais do que o conhecimento escrito: é preciso democratizar a “literatura de dados”, ou seja, a capacidade de reunir informações difusas, organizá-las e interpretá-las.

A abundância de dados combinada com a evolução de ferramentas de análise está criando uma espécie de mundo de oportunidades pós-imprensa. Coleta de dados, armazenamento, e processamento está ficando mais barata e mais acessível em termos de magnitude. Assim como a prensa, essas tecnologias estão tirando o fundamental processo humano de descoberta das mãos de poucos e dando para as massas.

 

Uma biblioteca de palestras sobre inovação. A editora Abril lançou o Abril Insights, um portal que reúne vídeos, cursos e palestras sobre “novas ideias e modelos para o mundo”. A ideia é tornar as discussões que acontecem no prédio da editora, em São Paulo, públicas e acessíveis a qualquer um — além de permitir que os usuários do portal sugiram futuros palestrantes. Vale pela iniciativa.

 

A nova cara da Startup Culture. O Startup Culture é um projeto bem bacana que tem o objetivo de localizar, conectar e apresentar o ecossistema de startups no Brasil – mostrando onde estão as aceleradoras, startups, incubadoras, e espaços de co-working.

O serviço não é exatamente novo, mas acaba de ser reformulado e ficou muito melhor e mais organizado. Há features interessantes, como a possibilidade de as empresas anunciarem vagas ou se organizarem em núcleos.

 

Facebook faz evento para desenvolvedores. Em maio deste ano, o Facebook lançou globalmente o FB Start, seu programa de incentivo a startups. Agora, no próximo dia 13 (quinta-feira que vem), eles farão um evento em São Paulo para apresentar detlhes do programa e para se aproximarem dos desenvolvedores de games mobile. Empresas importantes no mercado de jogos para dispositivos móveis, como Samsung e Movile, vão participar. Inscrições e mais informações aqui.