Seleção Draft – Pesquise o seu mercado

- 19 de abril de 2017
Entender o mercado é uma das primeiras tarefas de uma startup. (Imagem: Paul Albertella - Flickr/ Reprodução)
Entender o mercado é uma das primeiras tarefas de uma startup. (Imagem: Paul Albertella - Flickr/ Reprodução)

Pesquise o seu mercado
Se tem algo que startups podem aprender com grandes empresas são formas de conduzir pesquisas de mercado. Para Bill Aulet, um dos diretores do Centro de Empreendedorismo do MIT, esse estudo deve ser feito em três etapas: interagir com consumidores em potencial, colher opiniões de terceiros e depois realizar uma pesquisa quantitativa e qualitativa para entender pontos importantes sobre o seu produto e testar hipóteses. O autor detalha cada uma das fases no texto do link acima, no Entrepreneur.

 

Aceleração da Oracle
A Oracle, multinacional de tecnologia e informática, acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro programa de aceleração no Brasil, o Oracle Startup Cloud Accelerator. Cinco startups serão selecionadas para receber seis meses de orientação com especialistas técnicos e de negócios da empresa, além de vantagens como créditos em produtos e espaço para trabalho. Elas serão anunciadas em julho. Saiba como participar no link acima.

 

O ponto fraco das smart cities
Para Brian Lakamp, executivo da área de tecnologia, as discussões sobre como tornar cidades mais inteligentes deixa um ponto importante em segundo plano: como todos os sistemas vão funcionar em situações adversas, como quedas de energia? Para ele, é essencial que se criem mecanismo para proteger dados, formas de comunicação, fornecimento de água, energia elétrica e tráfego. Leia mais no link acima, do ReadWrite.

 

Festival Path
Nos dias 6 e 7 de maio acontece mais uma edição do Festival Path em São Paulo. A programação deste ano inclui palestras de empreendedorismo, tecnologia e inovação social, além de shows, filmes e feiras. Entre os destaques da edição estão as presenças de Bel Coelho e Juliana Luna, da revista AzMina. Os ingressos do primeiro lote estão à venda no link acima, por 199 reais.

Veja também:

A Clave de Fá não faz música e conta como sofreu até mostrar ao mercado que tinha um negócio inovador

- 5 de abril de 2017
Elizete e Alex, criadores da metodologia de pesquisa que sustenta a Clave de Fá, contam como foi duro provar ao mercado o valor de seu negócio (foto: Edu Almeida).