Seleção Draft – Quando sobra ideia

- 10 de julho de 2017
Empreendedores com a “síndrome do objeto brilhante” devem ter o apoio de alguém pé no chão para avaliar suas ideias.(Imagem: Pexels/Reprodução)
Empreendedores com a “síndrome do objeto brilhante” devem ter o apoio de alguém pé no chão para avaliar suas ideias.(Imagem: Pexels/Reprodução)

Quando sobra ideia
Empreendedores são por natureza inventivos. Estão sempre com uma nova ideia na cabeça e, às vezes, acabam pulando de um projeto para outro sem nem se dar conta — deixando tudo inacabado por onde passam. Isso é prejudicial para os negócios, segundo o artigo da Vanessa Edwards, na Entrepreneur (link acima). Na Psicologia, ela diz, há até um nome para este comportamento: síndrome do objeto brilhante. O artigo traz também dicas para evitar que um empreendedor faça escolhas erradas diante de tantos pensamentos “brilhantes” e consiga se concentrar e ser produtivo. Eis algumas:

1) Reserve um horário específico para anotar as novas ideias;
2) Encontre alguém “pé no chão” para se aconselhar; 
3) Crie ambientes de trabalho que não estimulem a dispersão; e
4) Siga um cronograma

 

Até 1 milhão por startup
Boa notícia para quem empreende em serviços financeiros: a House of Fintech, aceleradora instalada em São Paulo (que conta com a participação de 20 executivos de empresas como Via Varejo e Banco GM), vai investir de 300 mil a 1 milhão de reais em startups brasileiras a partir de agosto deste ano. A ideia é oferecer aos empreendedores mais conhecimento e acesso a processamento de grandes volumes de dados, blockchain e segurança digital. Segundo o presidente-executivo da aceleradora, Rodrigo Mendes, como muitas fintechs não sobrevivem por falta de fluxo de caixa, o foco será a geração de negócios que possibilitem à startup atingir seu equilíbrio financeiro. Leia mais no link acima, da PEGN.

 

Produto é tudo
Criar algo realmente atrativo e que desperte interesse de clientes, usuários, compradores não é fácil e exige muito estudo antes de simplesmente apresentar um produto e esperar que faça sucesso. O blog CircleLoop (link acima) traz um tutorial com as oito etapas a serem seguidas para construir uma estratégia de produto eficiente. As etapas são relativamente previsíveis (pesquisar, prototipar, fazer um beta etc), mas o texto é bacana porque destrincha cada uma delas e traz exemplos de problemas reais com produtos de unicórnios e outras startups de sucesso e como foram solucionados.

 

Oficina de Modelagem de Negócios
Em Brasília, no próximo dia 13, a XPER Social Business promove um dia de imersão no universo dos modelos de negócios inovadores. O workshop de oito horas aborda a Transformação de Negócios através do uso de gamificação — e é destinado a empreendedores ou interessados em capacitação na área. A oficina acontece no Ithaka Centro de Treinamento, em Brasília e custa 500 reais (inscrições no link acima).

Veja também:

“Vimos o número de visitantes na loja online disparar. Com isso, ampliamos nossas vendas para o Brasil todo”

- 14 de setembro de 2015
Vivian e André do Apartamento 61.  O casal conta como encontrou o parceiro certo para seus negócios no Draft.