Você corre ou sai correndo? Conheça a VO2Pro, uma metodologia que virou curso e empresa

Luisa Migueres - 3 nov 2015
Alexandre (de branco) e parte dos treinadores e corredores que usam a metodologia VO2 Pro.
Luisa Migueres - 3 nov 2015
COMPARTILHE

A corrida de rua é um das atividades físicas mais populares no Brasil. Pare para pensar: você certamente conhece alguém que corre maratonas, faz seu circuito religiosamente no parque ou só gosta de calçar o tênis e dar uma volta pelo bairro. Correr trabalha a respiração, fortalece a musculatura das pernas e queima boas calorias. Alexandre Machado, 40 anos, profissional formado em Educação Física, sabe bem disso. Ele tem oito livros publicados sobre corrida e condicionamento físico. Além disso, desenvolveu uma metodologia que hoje é uma empresa presente que atua em mais de 18 estados brasileiros. Mas nem por isso foi simples fundar sua startup, a VO2Pro, referência para treinadores de corrida no Brasil todo. Ele diz:

“Correr é diferente de sair correndo. Foi justamente essa frase que me possibilitou perceber o nicho de oportunidade. São poucos profissionais que realmente entendem de como colocar os alunos pra correr da forma correta”

A história começou como uma dissertação de mestrado. Em 2007, ele já trabalhava com pesquisa e desenvolvimento na área de fisiologia e treinamento, quando se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo. Com o conhecimento que adquiriu durante os anos, desenvolveu um modelo de treinamento que quantifica cargas para corrida, ou seja, um ajuste de treino que considera velocidade e inclinação. Três anos mais tarde, depois de aplicar o método em corredores sociais e atletas, Alexandre apresentou a ideia a Antônio Carlos Gomes, conselheiro do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e um dos nomes mais reconhecidos do atletismo nacional, e José Carlos Gallo, personal trainer dono de uma rede de capacitação de profissionais da área.

A ideia precisou de mais um ano para amadurecer e se tornar a VO2Pro, que junta a sigla de condicionamento VO2 com o sufixo de profissional. Mas o projeto ainda não tinha cara de empresa. Para dar certo, ele deveria ter duas pontas: um conteúdo de fácil assimilação e uma rede de profissionais interessados em aprender a metodologia para aplicá-la com seus alunos. “Percebi que as pessoas queriam mais do que assistir a uma palestra ou aula para entender como colocar aquilo em prática. Elas queriam coisas para colocar no dia a dia, na beira da pista, e não buscar aquele conteúdo teórico pesado”, diz Alexandre. Além disso, ele diz, os interessados precisavam de uma comunidade, de algo que trouxesse uma certificação.

COMO TRANSFORMAR UMA IDEIA NUMA EMPRESA

Alexandre começou a rascunhar a empresa no quintal de casa: “Eu tinha uma competência técnica muito grande, mas nenhuma como gestão. E aí fui começando, errando e acertando, conhecendo as pessoas certas”. A quantia investida na primeira fase da VO2Pro é motivo de piada interna até hoje. Alexandre compara a performance atual: “A primeira turma da VO2Pro, em termos de investimento financeiro, custou 100 reais. Ou seja, foi o material didático que foi impresso em uma via, e depois xerocado. Em 2014, a gente teve o faturamento de 250 mil reais”.

 

O metodologia da VO2Pro foi o começo da startup, que agora oferece aulas e acompanhamento online aos alunos.

O metodologia da VO2Pro foi o começo da startup, que agora oferece aulas e acompanhamento online aos alunos.

As aulas que abriram os trabalhos da empresa somavam entre 10 e 15 alunos e o objetivo era claro: orientar treinadores para que eles soubessem como passar o conhecimento sobre treinamento corrida aos seus alunos. “Tinha muita gente correndo sem informação, e isso às vezes tornava a corrida a vilã da atividade física, pois as pessoas sofriam lesões, deixavam uma prova da maneira errada. Depois desse ‘boom’ da corrida aqui no Brasil, muita gente queria esse desenvolvimento na modalidade, e oferecer uma assessoria esportiva”, diz Alexandre.

A primeira exposição da VO2Pro na internet veio em forma de blog. Depois, Alexandre contratou um web designer, que hoje é responsável pela identidade visual da empresa, e um programador. Quatro sócios também apareceram na jogada. O primeiro foi Luiz Santos, gestor de uma assessoria esportiva grande em Vitória. Com ele, Alexandre decidiu não trabalhar com empregados, nem contratar secretários, gestores estratégicos ou alguém para fazer o próprio comercial da VO2Pro.

Em vez disso, ele apostou, jeito mais prático seria determinar funções para os assessores que já utilizavam a metodologia criada em 2007. Foi aí que Thiago Oliveira entrou em campo. Ele se encaixava perfeitamente no perfil de treinador, além de ser o “rato de internet” do grupo. “Ele sabe de tudo, tem todas as tecnologias de captação, então toda essa parte de ferramenta e conteúdo passa na mão dele”, diz Alexandre.

Praticante de corrida desde a infância, Thiago participou da primeira turma de alunos a VO2Pro, em 2011. Depois se tornar professor da academia Bodytech, ele decidiu ser especialista em corrida de rua. “Me apaixonei pelo curso e me aproximei do Alexandre por ser um cara que conhece muito o mercado”, ele diz.

Ao todo, 25 mil pessoas já foram impactadas pela VO2Pro. A meta é fechar 50 mil este ano.

A metodologia da VO2Pro já impactou 25 mil. A meta é fechar 50 mil este ano.

Entre os cursos vendidos pela VO2Pro estão o Marathon (também chamado de Nível 1, que capacita o profissional a trabalhar com corrida de rua nas provas de 5 a 21 km), com valor de 459 reais e presencial; e o Elite (ou Nível 2, que ensina a técnica de quantificação da carga de cada treino para atingir a meta estabelecida no tempo determinado), que custa 299 reais e é online. Também há um curso de HIIT (um treinamento intensivo intervalado) por 359 reais e presencial, e o mais caro da empresa é o de Business Run (um curso completo de gestão estratégica para assessorias esportivas que visa capacitar profissionais, gestores e empresários a trabalharem com planejamento e desenvolvimento de produtos e projetos para assessorias de corrida ou clubes com viés de negócio), que custa 1 299 reais e é online.

Com o cardápio pronto, se juntaram ao time Fabiano Pezzi, especializado em atendimento, e Dawglysch Sacramento, com conhecimento em coach. Todos foram, aos poucos, absorvendo funções e compartilhando expertises. Hoje, Thiago fecha turmas do Sul e Sudeste, Fabiano no Norte e Nordeste, e Dawglysch na região Centro-Oeste.

No início, as inscrições começaram com depósitos, mas os sócios passaram a utilizar o sistema PagSeguro. O cursos também conseguiram maior alcance com de acordo com o investimento dos sócios em tecnologia. Então, a VO2Pro partiu para o desenvolvimento de uma grade de cursos online. Os alunos assistem aulas em vídeos, liberadas no site toda semana, e podem enviar dúvidas por e-mail. Depois de 48 horas, ele participa de um chat sobre aquela aula e recebe um e-book com todo o conteúdo abordado e um material complementar.

Manter a startup conectada é de lei para o time. “Nenhum e-mail pode ficar 24 horas sem resposta. Também fazemos um rodízio para atendermos todas as ligações. Fazemos atendimento no café, no aeroporto, em casa. Esse é o nosso processo padrão”, diz Alexandre. Depois de um começo operacionalmente mais lento, em 2013, o ano seguinte foi considerado o da expansão: em 2014 a VO2Pro atuou em mais de 12 estados, em aproximadamente 35 cidades, e capacitou cerca de 500 profissionais.

Hoje, a empresa tem mais de 1500 profissionais capacitados, opera em QG em São Paulo e tem parceria com as maiores academias do Brasil, utiliza seus espaços e capacitando seus professores. A startup tem patrocínio da Puma desde o início do projeto em 2015 também passou a contar com apoio da Oakley. Alexandre diz que a meta é atingir 50 mil pessoas utilizando sua metodologia. O número é factível, já que recentemente a empresa somou 25 mil impactados e fechou um convênio com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, para treinar 20 mil policiais. Ele diz: “A nossa maior preocupação é que o treinador utilize as três engrenagens básicas da corrida: a fisiológica, a mecânica e a metodológica, na hora de montar o treino com seu aluno. Ele não pode negligenciar nenhuma delas. Isso é a VO2Pro”. Haja fôlego!

DRAFT CARD

Draft Card Logo
  • Projeto: VO2 Pro
  • O que faz: Oferece cursos para assessoria de corrida
  • Sócio(s): Alexandre Machado, Dawglysch Sacramento, Fabiano Pezzi, Luiz Santos e Thiago Oliveira
  • Funcionários: 2 (além dos sócios)
  • Sede: São Paulo
  • Início das atividades: 2013
  • Investimento inicial: R$ 100
  • Faturamento: R$ 250.000 (em 2014)
  • Contato: alexandre@vo2pro.com.br
COMPARTILHE

Confira Também: