SPONSORS:

10 Dicas para fazer o Cartão Alimentação da Sodexo render mais

- 14 de março de 2019
Consumerism

Antes de começar, não vamos confundir: o Cartão Alimentação Sodexo é o benefício que deve ser usado para fazer compras de alimentos no mercado, já o Vale Refeição  Sodexo é aquele usado para comer em restaurantes no dia a dia.

Considerando que para 43% dos trabalhadores a alimentação é o maior gasto mensal, vindo antes até da moradia, segundo uma pesquisa da Nossa São Paulo com o Ibope Inteligência, ambos os benefícios podem fazer toda a diferença no orçamento familiar. No entanto, as formas de aproveitar cada um são bem diferentes.

Como pode ser usado para as compras de alimentos, o Sodexo Alimentação Pass oferece muito mais possibilidades – tanto de economia, quanto de gastar mais do que devia. Por isso, é preciso ter uma estratégia para fazer o saldo chegar até o fim do mês e também render mais compras.

A boa notícia é que são estratégias muito simples! Com ajuda da consultora financeira Odete Reis e do youtuber Thiago Nigro, o Primo Rico, preparamos uma lista de dicas bem simples que vão ajudar a economizar e fazer o cartão alimentação ir mais longe.

1. Monte um cardápio

Faça um cardápio da alimentação na sua casa para o mês todo, compre o que será necessário e não vá além disso. Essa é uma forma de aproveitar o mesmo ingrediente para mais de uma preparação e evitar desperdício de alimento e de dinheiro.

2. Planejamento

Essa é a chave da economia. Entenda seus hábitos de consumo e planeje a alimentação do mês considerando o valor do benefício disponível no Cartão Alimentação Sodexo.

3. Sempre tenha a lista em mãos

Quando você entra no mercado, é bombardeado por promoções e propaganda tentando te vender todo tipo de produto. Se estiver com a lista em mãos, é mais fácil controlar as compras por impulso.

4. Pesquise preço

Não vá sempre ao mesmo mercado, por puro hábito. Tente visitar outros estabelecimentos e comparar os valores dos produtos.

5. Pense a longo prazo

Ou, o que Thiago Nigro chama de “o poder das unidades”. Há vários produtos que você usa um pouco todo mês. Então, ao invés de comprar conforme precise, aproveite para comprar uma quantidade grande de uma vez só. Em geral, quanto maior o volume, menor é o preço.

6. Aproveite promoções com sabedoria

Promoção é ótimo, mas pode ser uma armadilha. Antes de comprar algo porque o preço está bom, tenha certeza de que precisa. O melhor mesmo é partir da sua lista de compras para ficar de olho nas pechinchas. Quem usa o Cartão Alimentação Sodexo tem acesso ao Sodexo Club, que reúne diversas promoções.

7. Foque na segunda quinzena do mês

Fazer compras depois do dia 15 costuma dar acesso a mais descontos. Isso porque o fluxo de pessoas fica menor nessa época, já que a maioria prefere organizar sua dispensa no início do mês. Como quanto maior a procura, maior é o preço, quando tiver menos gente, os preços serão menores.

8. De olho nas prateleiras

O gerente do mercado sabe que as prateleiras na altura dos nossos olhos são nossa zona de conforto e ali é que vão estar os produtos que ele quer nos empurrar. Fuja dessa e sempre olhe os produtos que estão no alto ou bem embaixo, são os cantinhos dos melhores preços.

9. Calculadora nas compras

Fique sempre de olho no saldo do seu Cartão Alimentação e vá às compras sabendo quanto pode gastar. E conforme enche o carrinho, vá fazendo as contas para não ultrapassar seu limite.

10. Não dê um passeio no mercado

O melhor jeito de resistir à tentação de comprar algo de que você não precisa é nem se expor a ela. Quando estiver no mercado, vá direto às sessões dos itens que estão na sua lista e evite ficar dando voltas.

Quer conhecer mais histórias da Sodexo? Clique aqui!

Veja também: