A nova moeda para alcançar valor e fidelizar os clientes é a experiência de compra. A marca que quiser estar à frente precisará investir e monitorar uma estratégia focada no ser humano, com um relacionamento baseado em confiança, preocupação com o bem-estar do consumidor, transparência e consistência em toda a jornada de compra.
Nessa trilha, entram os dados, os ativos mais valiosos da atualidade, para garantir a hiperpersonalização e a experiência para cada consumidor. Somente entendendo quem é esse cliente, do que gosta, como prefere comprar, seu poder e direcionamento de compra, onde trabalha, como se diverte e com a ajuda da inteligência artificial e outras tecnologias é possível oferecer essa experiência memorável e uma fidelização de longo prazo.
– experiências (com letra minúscula) convenientes sem atritos nos canais digitais e nas lojas, com produtos certos, nos lugares certos e com segurança.
– Experiências (com maiúscula) que envolvem hiperpersonalização e valor, completamente adaptadas às preferências e necessidades de cada um, e que permitam compartilhar suas percepções.
Segundo Cristiane Amaral, líder do setor de Consumo da EY para América do Sul:
“Estarão na liderança as empresas varejistas que conseguirem encantar o cliente do primeiro contato com a marca até o pós-atendimento, a ponto de o consumidor desejar repetir a experiência e recomendá-la”
Para ajudar a sua empresa a ter insights e pensar nas melhores estratégias para conquistar seus consumidores a partir da jornada de compra ideal, entendendo inclusive seu poder e direcionamento de compra. A EY apresenta uma série com três infográficos que são como uma trilha com destino ao sucesso.
Dividimos o caminho das pedras em três etapas: melhores experiências de compra, experiências imersivas e experiências complementares.