SPONSORS:

8 dicas de especialistas para você se preparar (desde já) para o Dia do Cliente

- 9 de setembro de 2019
Uma pesquisa feita pela Opinion Box revela que 43% das pessoas desejam aproveitar as promoções do Dia do Cliente, e outras 37,3% ainda podem ser convencidas a comprar.

Crédito imagem: Unsplash

 

Comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente ganhou este ano um incentivo do governo, que propôs ao mercado a chamada “Semana do Brasil”. A iniciativa convida as empresas a estenderem suas promoções entre 6 e 15 de setembro. O objetivo é aproveitar o feriado de 7 de setembro para transformar o período em algo como a “Black Friday da Independência”, movimentando assim a economia do País. Uma pesquisa feita pela Opinion Box revela, por exemplo, que 43% das pessoas desejam aproveitar as promoções do Dia do Cliente, e outras 37,3% ainda podem ser convencidas a comprar. Além disso, ofertas relevantes, preços competitivos e boas condições de entrega são fatores decisivos para a escolha de uma loja. Mas experiência, claro, não pode ser deixada de lado. “O dia ou mês do Clientes é a oportunidade de você mostrar que se lembra dele”, diz Fernanda Fleury diretora da Spia, empresa de pesquisa, diagnóstico e desenvolvimento de estratégias para aumentar a satisfação de clientes. Confira, a seguir, dicas dela e de Cris Veiga, sócia-fundadora da consultoria Vendedoria, para tirar um bom proveito da data:

1. Fortaleça o sentimento de gratidão
Utilize todos os canais de contato para mostrar ao cliente o quanto ele é importante. Ações nos pontos de vendas, como um bolo, um cartão escrito à mão, um telefonema, um mimo, uma mensagem personalizada e carinhosa são atitudes que fazem com que o cliente se sinta especial. “Uma memória afetiva perdura mais do que algo pontual”, reforça Fernanda.

2. Marque um encontro
As marcas também podem mandar aos seus clientes um convite para um café, para uma visita à fábrica com o objetivo de conhecer os bastidores do negócio, ou mesmo para uma roda de conversa (física ou virtual) sobre algum tema de interesse do público. “O mais importante é que essas ações sejam verdadeiras e que façam seus clientes se sentirem especiais, e não simplesmente para marcar presença”, diz Cris

3. Conte sobre uma inovação
Que tal aproveitar a data para divulgar alguma inovação que entrará em vigência e que tenha sido desenvolvida para melhorar e/ou facilitar a experiência do cliente com a empresa? Essa ação pode ser realizada com clientes ativos e inativos.

4. Considere o histórico do cliente
Saber qual foi a última compra do cliente e quais são as suas preferências são algumas das formas de fidelizar e manter a constância do relacionamento com ele. O uso de ferramenta de CRM como o Pipedrive e o Agendor ajuda a ter sempre esse histórico em mãos. “Além de serem de fácil manuseio, esses sistemas não têm grandes custos para a empresa”, diz Fernanda. Entre as tarefas dessas ferramentas estão o monitoramento de métricas, a criação de funis de vendas e um follow up (acompanhamento) mais consistente.

5. Antecipe-se
Embora, de acordo com a Opinion Box, a maior parte dos consumidores (30%) deixe para conferir as ofertas na véspera ou no próprio Dia do Cliente, 24% dos entrevistados vão começar a ir atrás de promoções imediatamente, enquanto outros 26,5% devem começar a pesquisa com pelo menos 15 dias de antecedência. Já 19,5% vão deixar para conferiras ofertas a uma semana do Dia do Cliente.

6. Invista em sites de busca

Para encontrar as melhores ofertas do Dia do Cliente, o canal favorito dos entrevistados pela Opinion Box são os sites de pesquisa, como Google e Bing. Portanto, considere investir em investir em otimizações para garantir uma boa posição no ranqueamento de buscas, assim como campanhas de mídia em redes sociais para aumentar o alcance das suas publicações.

7. Facilite o pagamento

Segundo a pesquisa da Opinion Box, 78,5% dos consumidores pretende parcelar pelo menos uma compra no Dia do Cliente. Cerca de 22% deve optar por dividir o valor em três vezes; 18,2% em dez vezes ou mais e 16,9% em quatro ou cinco vezes, cada. Mas, atenção: considere sua margem de lucro na hora de oferecer opões de parcelamento sem juros.

8. Ofereça novas opções de contato
Oferecer um bom atendimento é uma das premissas para não perder nenhuma venda. No Dia do Cliente, aproveite o WhatsApp Business para anunciar ações especiais, como promoções e descontos e, claro, reforçar a sua disponibilidade por mais esse canal. Afinal, ele foi pensado justamente para facilitar a comunicação do pequeno empreendedor com seus clientes e fornecedores. “Uma das funções que mais gosto é a que permite etiquetar as mensagens, separando-as por cor. Desta forma, é possível, por exemplo, fazer uma triagem de clientes em prospecção, em negociação, ou pós-venda”, explica Fernanda. Por fim, Cris, da Vendedoria, reforça que “o maior presente que podemos dar aos nossos consumidores é trabalhar, todos os dias, de forma engajada para melhorar as suas vidas”. Afinal, todo dia é dia do cliente!

E você, quais ações está planejando para celebrar essa data? Conte aqui pra gente! Sua ideia pode servir de inspiração para muitas outras empreendedoras!

 

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

 

2861 Total Views 1 Views Today
Veja também:

Viver tempo o suficiente para poder recomeçar: Jaqueline Vargas é o Retrato da semana

- 8 de novembro de 2019