Dia a dia de empreendedor é assim: muitas tarefas e pouco tempo para cuidar de tudo. Mas não se preocupe. Respire fundo e continue lendo, que estamos aqui justamente para ajudar você a avançar com eficiência. Organizando seus processos de trabalho, você certamente será capaz de criar uma rotina mais saudável – para a empresa e para você!
Por que organizar processos de trabalho?
A gestão de tempo é sempre um desafio para o empreendedor. Se uma empresa não tem processos definidos, ou se eles nunca foram organizados, as práticas podem acabar centralizadas ou caóticas e sem sintonia.
Imagine se a cliente de um salão de beleza, por exemplo, é atendida de forma diferente a cada serviço prestado ou a cada vez que for ao salão. Pode ser que um dia ela goste, mas, no outro, saia insatisfeita. Ou se um colaborador precisar se ausentar do trabalho e nenhum colega estiver familiarizado com suas tarefas. Por esses e vários outros motivos, a organização de processos tem relação direta com a produtividade e o aumento do desempenho das equipes.
Quando os processos de uma empresa são organizados, a rotina fica naturalmente mais fácil e os gestores conseguem ter um controle melhor das atividades e dos custos de produção. Com isso, há maior previsibilidade, que permite minimizar problemas. O resultado é o aumento da produtividade.
Para organizar os fluxos de trabalho de uma forma que não burocratize nem engesse a rotina, o segredo é simplificar. E adivinhe: seus processos de trabalho já existem. Você precisa apenas padronizá-los
Como organizar os processos?
Para organizar os processos da sua empresa, você precisa mapeá-los. É possível fazer isso em cinco passos:
Como usar metodologias e aplicativos
Uma metodologia muito usada para organizar processos é conhecida como Kanban. Nela, você categoriza as tarefas em três níveis: “para fazer”, “em andamento” e “concluída”. Você pode usar um mural dividido em três colunas – uma para cada etapa – e post-its com o nome de cada tarefa, trocando-os de lugar à medida que elas evoluem, até que sejam finalizadas.
De maneira visual, o acompanhamento do andamento dos fluxos de produção da sua empresa fica mais intuitivo e facilita decisão do que deve ser priorizado
Essa metodologia é tão prática que é a base de vários aplicativos modernos de gestão de tarefas, como o Asana e o Trello.
Outra solução para mapear processos é o fluxograma, uma representação gráfica da sequência das etapas de uma atividade. Essa estrutura pode ser simples – com blocos que representam um sequenciamento de processo – ou mais elaborada, utilizando símbolos com formatos de diferentes significados:
Plataformas como o Canva e até o Microsoft Word permitem a criação desse tipo de gráfico.
Lembre-se: as ferramentas de gerenciamento não precisam ser complexas. Basta que sejam funcionais
Como continuar evoluindo
Para avançar ainda mais, você pode encontrar pessoas, grupos (inclusive no Facebook) e comunidades que também utilizam metodologias de organização de processos. Existem também programas feitos especialmente para trocar conhecimentos e experiências, como o Meetup. E por fim, ainda vale, é claro, contar com os cursos gratuitos do Facebook Blueprint para conhecer mais a fundo as soluções do Facebook e entender como otimizar o uso delas!
Consultoria: Ygor Lemos, Chief Technology Officer da Alexandria.ai; e Dandara Costa Saraiva, vice-presidente de Comunicação e Marketing da CDL Jovem/BH.
O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business, a Página Facebook Para Empresas ou o brand channel do Facebook no site do Draft.
Há 32 anos no mercado de ovos, a empresa Ovos Mantiqueira é a maior produtora no Brasil e na América do Sul – e usa o Facebook como uma das principais plataformas de divulgação. Uma mudança simples nas postagens na Página da Ovos Mantiqueira trouxe não só mais envolvimento nas publicações, como um aumento nos […]
Os usuários das redes sociais cada vez mais buscam o “social” por parte das marcas. Ou seja: não querem lidar com uma empresa de maneira impessoal. Conheça aqui algumas ideias para desenvolver conteúdos criativos.