Nome:
Carupi.
O que faz:
Conecta, de forma digital, vendedores a compradores de automóveis seminovos.
Que problema resolve:
Cuida de todo o processo de venda do carro, enviando um fotógrafo profissional à casa do vendedor para uma sessão gratuita, alocando um especialista que ficará responsável pela venda do veículo e levando o carro do vendedor aos compradores para test drive supervisionado.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, a Carupi é o primeiro marketplace gerenciado de carros no mundo, “fazendo uso de tecnologia de ponta para entregar a melhor experiência para os seus clientes”.
Modelo de negócio:
O vendedor só paga a comissão da Carupi (de 3.500 reais) em caso de sucesso na venda; e o comprador não paga nada para usar o serviço.
Fundação:
Setembro de 2019.
Sócio:
Diego Fischer — Fundador e CEO
Fundador:
Diego Fischer — 37 anos, Lages (SC) — é formado em Engenharia Elétrica pela USP, com MBA na MIT Sloan School of Management com GPA 5.0/5.0. Antes da Carupi, fundou a InstaCarro e trabalhou como consultor de estratégia na McKinsey.
Como surgiu:
Diego conta que a Carupi nasceu da observação de que as pessoas perdem muito dinheiro na hora de vender seus carros em lojas, concessionárias e startups que “compram seu carro no mesmo dia” e de que, segundo ele, compradores são frequentemente enganados neste mercado.
Estágio atual:
A Carupi já tem aproximadamente 200 colaboradores e atua em dez cidades do Brasil.
Aceleração:
Foi acelerada pelo Y Combinator.
Investimento recebido:
A startup recebeu um aporte de valor confidencial do Y Combinator, Liquid2, Streamlined Ventures, Lynett Capital, Alan Rutledge, Hack VC, SCM Advisors entre outros, além de um outro investimento de 150 mil dólares como parte do programa de aceleração do Y Combinator.
Necessidade de investimento:
Deve levantar Série A nos próximos 12 meses.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de compra e venda de carros é ultrapassado e apresenta oportunidades em todas as fases da jornada do usuário”, afirma Diego. Existem plataformas com serviços semelhantes como a InstaCarro, Carflix e 123 Carros.
Maiores desafios:
“Encontrar colaboradores incríveis em volume suficiente que acompanhem o ritmo de crescimento da empresa.”
Faturamento:
Está crescendo 90% ao mês, de acordo com o fundador.
Previsão de break-even:
Não informado.
Visão de futuro:
“Ser a solução mais utilizada para compra e venda de carros.”
A plataforma calcula mensalmente os recibos de pagamento, realiza o controle de férias e licenças e gera lembretes de obrigações trabalhistas e suporte técnico especializado.
A insurtech promete democratizar o acesso à proteção veicular, oferecendo um serviço por assinatura para evitar roubo ou furto, além de fornecer informações sobre a "saúde" do carro.