Ora-pro-nóbis. Erva-jabuti. Beldroega. Feijão-borboleta. Muricato. Se alguém dissesse que este é o jantar hoje, você certamente ficaria surpreso. Todos esses vegetais de nomes estranhos são, no entanto, comestíveis. Mais do que isso: têm várias qualidades nutricionais.
As PANCs, ou plantas alimentícias não-convencionais são folhas, verduras, frutos, raízes e até flores que não são normalmente consumidos – mas que poderiam ser.
Objetos de estudo do biólogo fluminense Valdely Kinupp, que as batizou, as PANCs não são produzidas em larga escala, mas começam a ver seu mercado crescer por aqui.
Neste vídeo, Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, explica um pouco mais sobre essas plantas e dá dicas de como preparar algumas das mais comuns. Dê o play!
E, como Soraia prometeu, aqui vão algumas receitas com PANCs.
Sopa de abobóbora com beldroega
Sobrecoxa de frango com ora-pro-nóbis
Quer ver mais receitas com ingredientes saudáveis e muito saborosas, selecionadas pela Sodexo? Clique aqui!
Muito além de política pública, passou do tempo de equidade racial estar apenas na agenda de responsabilidade social de empresas no Brasil. Saiba o que grandes organizações, como a Sodexo, estão fazendo em prol dessa causa.