Nome:
Ed+ Educação.
O que faz:
É uma plataforma de ensino online para motoboys, motogirls e entregadores.
Que problema resolve:
Oferece acesso a conteúdos curados para solucionar desafios de rotina dos “empreendedores em duas rodas”. Entre os cursos disponíveis estão: “Segurança, Finanças e Gestão de Negócios”, “Mecânica de Moto” e “Mecânica de Bike”.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, o diferencial é a conexão com a jornada do aluno, os conteúdo curado e a acessibilidade na plataforma no formato e linguagem, com a adoção de recursos como memes e gifs para reforçar o processo de aprendizagem.
Modelo de negócio:
A plataforma opera no modelo freemium.
Fundação:
Dezembro de 2019.
Sócio:
Marcelo Dal Mas — CEO e fundador
Fundadores:
Marcelo Dal Mas — 51 anos, São Paulo (SP) — é mestre em Administrarão pela PUC-Minas e em Ética nos Negócios pela Fundação Dom Cabral. É consultor de empresas e professor voluntário de Filosofia para a alfabetização de adultos no Projeto Girassol.
Como surgiu:
O fundador conta que a Ed+ é a soma de diversas experiências e vivências que teve, “desde a crença na potência que as pessoas podem alcançar pela educação e tecnologia até o propósito de transformar vidas.” A ideia nasceu em 2016 e foi selecionada em 2019 para o programa de aceleração do Founder Institute.
Estágio atual:
A startup está em fase inicial de tração e validação comercial, com 87 alunos e cinco pessoas na equipe.
Aceleração:
Passou pela aceleração do Founder Institute.
Investimento recebido:
O negócio recebeu 120 mil reais de um investidor-anjo.
Necessidade de investimento:
O fundador deve abrir uma rodada para captar 400 mil reais ainda em 2021. O valor será usado para o aprimoramento da plataforma e ampliação da equipe.
Mercado e concorrentes:
“Estamos em um mercado com mais de 70 milhões de trabalhadores informais, autônomos e MEIs que buscam dicas e orientações para desafios de rotina e do empreendedorismo popular. Vamos acessar e disponibilizar soluções para novos segmentos profissionais, conquistando autoridade e transformando a vida das pessoas pela educação”, afirma Marcelo. Sobre concorrentes, ele diz: “Existe uma ampla oferta de cursos, mas sem a conexão que estabelecemos pelo formato e linguagem dos conteúdos de nossa metodologia própria”.
Maiores desafios:
De acordo com o fundador, os maiores desafios são a tração e a conquista da autoridade no segmento.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Julho de 2021.
Visão de futuro:
“Queremos transformar a vida das pessoas pela educação. Somos mais do que uma escola, somos um movimento para o empreendedorismo popular e desenvolvimento profissional e pessoal para quem mais precisa de apoio no Brasil.”
A plataforma direciona a preparação do aluno para os exames, identificando os assuntos que ele tem mais domínio e dificuldade, programando revisões e sugerindo um ciclo de estudos automatizado com base em uma técnica de produtividade.
A plataforma usa inteligência artificial para criar aulas específicas para cada criança e bonifica os usuários com Robux (moeda virtual do jogo Roblox), de acordo com seu progresso nos estudos.
A plataforma aposta na tecnologia para apresentar aos usuários aldeias indígenas, conhecimentos ancestrais e lugares de difícil acesso, como a Floresta Amazônica, por meio de roteiros imersivos.