Certa manhã, o executivo Alberto Ippolito, depois de passar por uma consulta médica, foi à farmácia com a prescrição para três medicamentos em mãos. Ao passar pelo caixa, levou um susto com a conta: R$ 300.
“No orçamento familiar, os gastos com farmácia são um dos custos mais consideráveis, atrás de habitação e alimentação”, diz ele. “Hoje o salário-mínimo está em R$ 1.041, o que representa quase 30% desta compra de medicamentos que tive que fazer, um valor que nem sempre está previsto no orçamento da família brasileira.”
Por isso, benefícios como auxílio-farmácia são tão importantes para os colaboradores das empresas.
Com o benefício, o poder de compra do trabalhador não fica comprometido, garantindo assim um caixa para eventuais necessidades específicas à farmácia.
Gerente de Produtos da Sodexo, Alberto sabe disso. Por isso, a solução Sodexo Multi (carteira digital + cartão), que a empresa de benefícios e incentivos lançou em meados de 2020, é uma das carteiras que mais desperta interesse nas companhias que são clientes da Sodexo.
“As despesas que temos com drogarias, apesar de valores variáveis, são recorrentes – e não apenas para quem tem doenças crônicas e precisa de remédios todos os meses”, explica Alberto. Incluem-se nesse gasto mensal também produtos para higiene como xampus, pastas de dentes, absorventes e desodorantes, entre outros.
Inovador, o Sodexo Multi é uma plataforma única com carteiras digitais, também chamadas de e-wallets: um app que oferece uma solução tecnológica de pagamento eletrônico prática e sem burocracia
“A carteira digital evita que o colaborador tenha que sair de casa levando vários cartões, como cartão de crédito e de débito, por exemplo”, diz Alberto.
As e-wallets armazenam dados financeiros de maneira segura e permitem que façamos a gestão de forma 100% digital dos valores usados para cada finalidade – além de contar com um único cartão bandeirado com aceitação em milhares de lojas físicas e virtuais.
O Sodexo Multi é uma solução que as empresas clientes da Sodexo oferecem a seus colaboradores na qual o benefício recebido pode ser carregado entre as carteiras disponíveis nele. Elas são seis, cada uma com uma destinação, de acordo com a política de benefícios da empresa que o concede: despesas corporativas, incentivos, home-office, viagem, hotel e farmácia.
Se você for comprar medicamentos com o Sodexo Multi, por exemplo, o valor da compra é automaticamente debitado da carteira Farmácia. “A empresa tem a certeza, assim, que o benefício está indo para sua destinação específica”, afirma o executivo.
Principalmente no momento que vivemos hoje, com a pandemia e o aumento de procura por soluções de saúde física e mental, carteiras como Farmácia e Home Office têm relevância especial.
“Nossos clientes estão preocupados com a saúde de seus colaboradores e, com a carteira virtual, podem oferecer o auxílio ou mesmo o reembolso das despesas com medicamentos.”
Carteiras digitais como a Sodexo Multi oferecem várias vantagens para o colaborador da empresa, mas também para a própria companhia.
Do lado do trabalhador, elas facilitam a jornada de consumo. Práticas, têm as soluções unificadas, o que torna a gestão dos valores muito mais fácil. Suas transações são rápidas e seguras e proporcionam uma experiência muito melhor – além de serem opção para os desbancarizados.
O Multi tem bandeira Mastercard, o que faz com que seja aceito em milhares de estabelecimentos no país todo.
O RH das companhias sai ganhando também: o Sodexo Multi permite que a empresa estabeleça os valores pré-definidos para cada carteira virtual de cada colaborador.
“As pessoas são diferentes, com momentos de vida e expectativas diferentes. Portanto, têm necessidades distintas”, afirma Alberto.
O Sodexo Multi ainda possibilita monitoramento e gestão dos beneficiários e das despesas corporativas, recursos e auxílios, tudo com dashboards para facilitar o controle das cargas de crédito utilizadas.
“O produto foi criado para ser uma ferramenta de gestão que oferece soluções simples e que reúne múltiplos benefícios e auxílios em um só local – e que também está conectado às tendências que acompanham os novos hábitos do colaborador.”
Muito além de política pública, passou do tempo de equidade racial estar apenas na agenda de responsabilidade social de empresas no Brasil. Saiba o que grandes organizações, como a Sodexo, estão fazendo em prol dessa causa.