Para que servem plataformas marítimas? Para além da exploração de petróleo e gás natural, elas também podem ser um espaço de transformação, inclusive para soluções inovadoras de startups em busca de grandes desafios.
“Eu costumo brincar que a gente tem um laboratório para as startups”, diz Rodrigo Lemos, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Ocyan, prestadora de serviço para o mercado de óleo & gás, que acaba de lançar a terceira edição de seu programa de conexão com startups. O Ocyan Waves Challenge tem inscrições abertas até o dia 19 de maio.
“Trabalhamos num ambiente de muito risco. E as startups que participam do programa podem ter a oportunidade de testar seus produtos e serviços nesse ambiente e de forma muito controlada”, explica Rodrigo.
Tradicional prestadora de serviços de produção, perfuração, construção submarina e manutenção para a indústria de óleo & gás, a Ocyan não busca apenas startups que trabalhem nesse setor.
“Queremos empreendedores com brilho no olho e vontade de desenvolver coisas novas”, diz Rodrigo.
Se nem todas as startups que participam do desafio terão a chance de testar seus produtos em alto mar, a Ocyan apresenta números atraentes: dos 12 pilotos rodados nas duas primeiras edições do programa, 8 startups foram contratadas pela Ocyan.
“Ou seja, 67% das participantes efetivamente fecharam negócio e se tornaram fornecedoras da empresa.”
O índice, mais alto que a média de mercado, indica, segundo Rodrigo, que a Ocyan vem escolhendo bem tanto os desafios quanto as startups.
Com as duas primeiras edições do Ocyan Waves Challenge, a empresa acumulou na bagagem 135 desafios inscritos pelos times internos, 65 funcionários envolvidos diretamente no programa, 41 pitches assistidos e 16 startups em imersão.
Se nos programas anteriores o foco era buscar startups que pudessem melhorar as operações da empresa, nesta nova edição, a Ocyan quer dar um passo além e oferecer alguns desafios em que startups e a empresa possam desenvolver soluções conjuntas. “A ideia é que os desafios não só melhorem nossos processos já existentes, mas também gerem potenciais negócios em áreas adjacentes”, diz Rodrigo.
O escopo dos desafios é bem amplo: vai da busca por soluções que impactam positivamente o meio ambiente (como no desafio que busca reduzir o consumo de diesel ou a emissão de gases poluentes) até projetos focados no bem-estar dos trabalhadores (como o que busca reduzir as viagens dos funcionários que vivem em diferentes estados para fazer exames médicos).
Os seis desafios abertos pela Ocyan, com apoio da consultoria de inovação corporativa Innoscience, são:
– Redução do consumo de diesel e emissão de gases dos motogeradores
– Levantamento de campo eficiente
– Uso da telemedicina para redução do número de consultas de exames periódicos presenciais
– Inspeção de sistemas com isolamento térmico
– Inspeção inteligente de Drops (objetos que podem cair das partes elevadas das sondas)
– Acesso à informação na área operacional
Além desses seis desafios, a empresa lançou outros três direcionados a startups específicas: um deles será desenvolvido na Noruega e outros dois por startups que já participaram do programa de inovação e se tornaram fornecedoras da Ocyan –a Delfos, do Ceará, e a Vidya, do Paraná.
“É um sinal do sucesso e da maturidade do programa termos encontrado startups que já podem desenvolver diretamente os desafios junto com a gente”, explica o executivo.
CEO da Confirm8, uma das startups a se inscrever para a primeira edição do Ocyan Waves Challenge, em 2019, Otávio Yamanaka narra a aventura que foi participar do projeto. A Confirm8 desenvolveu seu piloto, um aplicativo para otimizar o processo de inspeção de equipamentos, durante dias, em uma embarcação da Ocyan, em alto mar. Para isso, Otávio teve de fazer um curso de salvatagem da Marinha. “Foram 40 horas de atividades: pulando na água, simulando incêndios e desvirando botes”, conta.
Além de se divertir, Otávio conseguiu superar o desafio. A solução apresentada pela Confirm8 (que funciona sem precisar de sinal de internet) reduziu drasticamente o tempo de inspeção de cada equipamento –de 25 minutos para 48 segundos– e foi contratada pela Ocyan.
Os ganhos em participar do processo foram muitos, diz o empreendedor. Além de abrir os caminhos para o mundo de óleo & gás, que se tornou o carro-chefe da empresa, a startup ganhou noções de compliance e de normas técnicas detalhadas. “Ter participado do Ocyan Waves e ter dado resultado foi muito estratégico e nos elevou a um novo patamar.”
Otávio, que já participou de outros programas de inovação para startups, também destaca como vantagens de participar do processo da Ocyan a facilidade de acesso a todos da equipe.
“Essa disponibilidade é difícil de encontrar em empresas grandes, que muitas vezes são cheias de protocolos e acabam engessando tudo”, comenta o CEO.
O engajamento de diferentes equipes nos desafios também é um diferencial. “O mais comum é que um setor tem uma dor e eles lançam um desafio. Se você passa, aquela pessoa saiu do departamento, e a outra que assumiu não sabe dessa dor, o negócio morre. Com a Ocyan não acontece isso, está todo mundo junto na mesma dor.”
Desafio permanente
O que não falta para uma empresa do porte da Ocyan são desafios. Por isso, a empresa, que tem a inovação em seu DNA, decidiu criar um canal permanente para cadastro de startups, para além dos desafios já apresentados.
A ideia é que as startups que tenham soluções focadas em algum dos macro temas que interessam à empresa –como meio ambiente e segurança– possam apresentar suas soluções sem precisar esperar a abertura de um novo programa. Se a solução proposta der match com as necessidades da companhia, a Ocyan irá entrar em contato. “Vamos olhar sempre para esse cadastro em busca de novas oportunidades”, diz Rodrigo.
Todas as startups selecionadas para o programa passam pelas mesmas etapas eliminatórias: entrevista, pitch, definição do modelo, imersão, piloto e pitch final.
As inscrições para o Ocyan Waves Challenge 2021 vão até o dia 19 de maio. Saiba mais e inscreva-se em www.ocyanwaves.com.
Com alta taxa de sucesso dos pilotos e de contratação, o ciclo de estreia do programa de open innovation do Grupo Águas do Brasil mostra que os desafios do setor são grandes oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro