Nome:
QRtraining.
O que faz:
É uma plataforma digital voltada ao gerenciamento de conhecimento industrial por meio do compartilhamento de vídeos tutoriais para os colaboradores por meio de QR Codes.
Que problema resolve:
Busca resolver o problema de falhas de compartilhamento de conhecimento tácito no setor industrial, disponibilizando na plataforma e não somente na memória dos funcionários mais experientes as informações necessárias.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, a plataforma tem tecnologia de geolocalização para controle de acesso, streaming para visualização dos vídeos e bloqueio automático de gravação de tela para garantir a propriedade intelectual. Outra vantagem é que a plataforma permite que os funcionários assistam treinamentos sem ter a necessidade de marcar turmas e horários, tudo pelo celular. Outro benefício é a otimização de tempo e redução de custos com treinamentos específicos de novos funcionários.
Modelo de negócio:
Cobra uma assinatura mensal das empresas para utilizarem a plataforma nos treinamentos de suas operações através de vídeos tutoriais ou documentos em PDF, que podem ser acessados por meio da leitura de QR Codes afixados em equipamentos produtivos, de controle de qualidade, engenharia etc.
Fundação:
Janeiro de 2021.
Sócio:
Fábio Bussinger — CEO e fundador
Fundador:
Fábio Bussinger — 49 anos — Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Administração de Empresas, Finanças Corporativas e Logística Empresarial pela Harvard Business School. Ocupou posições executivas de diretoria e vice-presidência corporativa de operações em empresas como Roche, GSK, Abbott e Eurofarma Laboratórios.
Como surgiu:
Fábio conta que teve a ideia ao perceber que sempre que um produto ia ser lançado existia algum problema na produção, seja por falta de conhecimento dos funcionários, por ser um colaborador novo que não tinha noção de que era necessário um truque para a máquina funcionar direito etc. Para resolver esses problemas — que além de prejudicar toda produção, gerava custos extras e a necessidade de fazer tudo novamente — ele decidiu criar um sistema de armazenamento de vídeos com dicas por QR Code.
Estágio atual:
A sede da QRtraining fica no Rio de Janeiro e a plataforma já conta mais de 500 usuários de diferentes clientes, como Abbott, Guerbet e Hypera.
Aceleração:
Não busca no momento.
Investimento recebido:
O fundador investiu 350 mil reais no negócio.
Necessidade de investimento:
Quer captar cerca de 300 mil reais em meados de 2022.
Mercado e concorrentes:
“A aceleração da digitalização das empresas em função da pandemia ajudou bastante no lançamento do produto no mercado, uma vez que com a plataforma os funcionários de áreas operacionais podem ser treinadas facilmente sem necessidade de contato físico. Trata-se de uma plataforma pioneira no conceito e modo de gerenciar conteúdo de treinamento operacional, sem concorrentes até então”, diz Fábio.
Maiores desafios:
“Treinamentos operacionais têm processos consolidados há décadas nas empresas industriais e, via de regra, baseados em mentalidade ‘analógica,’ através de leitura de procedimentos em papel, turmas formais etc. Como toda tecnologia inovadora há necessidade de quebrar esses paradigmas consolidados, estimulando o mergulho no mundo digital para a gestão operacional.”
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Deve ser atingido no terceiro trimestre de 2021.
Visão de futuro:
“Tornar a plataforma digital padrão de mercado na gestão e execução de treinamentos operacionais na indústria, atingindo diversos segmentos e mercados na América Latina e na Europa, uma vez que a plataforma já nasceu com versões em português, inglês, espanhol e francês.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A plataforma direciona a preparação do aluno para os exames, identificando os assuntos que ele tem mais domínio e dificuldade, programando revisões e sugerindo um ciclo de estudos automatizado com base em uma técnica de produtividade.
A startup realiza auditorias e emite certificações no caso do cumprimento dos requisitos obrigatórios. O sistema ainda instala QR Codes no estabelecimento para que qualquer pessoa possa reportar eventuais problemas.
A bateria portátil é solicitada via app, o cliente paga pelo tempo que quer utilizar e por meio de um QR Code retira e devolve o aparelho em estações de autoatendimento espalhadas pela cidade de São Paulo.