Bem-estar é um conceito complexo, que envolve uma série de aspectos. É também um conceito em constante evolução. Até o século 17, estava ligado apenas à saúde física. No seguinte, passou a incluir também fatores materiais – afinal, eles eram necessários para o físico não ficar comprometido.
Só em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização Mundial de Saúde divulgou a primeira ideia universal: “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade”.
Atualmente, saúde e bem-estar englobam elementos como forma física, nutrição, aparência, qualidade do sono e questões mentais e emocionais. É o que mostra a pesquisa “O futuro do bem-estar”, divulgada pela consultoria McKinsey em maio.
Apesar da amplitude, existe um consenso: bem-estar tem a ver com qualidade de vida. “E, desde sua fundação, há 55 anos na França, a Sodexo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Rodrigo Somogyi, diretor de Produtos da companhia.
Com seus produtos de benefícios e incentivos corporativos, a empresa se consolidou no mercado global. Há 40 anos no Brasil, conta aqui com uma carteira com 103 mil clientes, 505 mil estabelecimentos credenciados e 5,9 milhões de usuários.
Essa expertise toda é responsável por parte do reconhecimento que a corretora Sodexo vem, cada vez mais, ganhando no mercado nacional. Sim: a Sodexo também é uma corretora de seguros.
“A companhia é a única de seu segmento que possui Susep [Superintendência de Seguros Privados] com autorização para venda direta de seguros como saúde, odontológico, vida , affinity e patrimonial ”, diz a gerente de Produtos da empresa, Raquel Guerreiro.
Em épocas de pandemia, nunca demos tanta importância à nossa saúde. Não à toa, saúde é o benefício mais valorizado pelos colaboradores das empresas, segundo o Guia Salarial 2021 da consultoria de recursos humanos Robert Half. De acordo com o documento, para 77,8% dos entrevistados o auxílio-médico é considerado como o mais importante.
“Essa percepção da importância da saúde já existia antes mesmo da pandemia, mas a demanda aumentou ainda mais por causa do momento que vivemos”, afirma Somogyi.
No país, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, 70% da cobertura dos planos de saúde vêm de planos coletivos corporativos. Daí a importância de as empresas oferecerem esse benefício a seus colaboradores.
Seguros, no entanto, são o segundo maior gasto de uma empresa, responsáveis por 10% de seus investimentos – ficam atrás apenas da folha de pagamento.
Pensando nisso, a corretora Sodexo oferece uma solução completa, com planos personalizados e uma gestão inteligente dos custos, que reduzem o trabalho dos RHs.
Como explica Raquel, isso é conseguido após o mapeamento das necessidades de saúde do cliente e um redesenho do modelo, que leva em conta promoção de uma política eficiente em seguros e ações customizadas que têm a qualidade de vida como foco.
“A força que a Sodexo tem no mercado permite que a gente traga parceiros de confiança, preços competitivos e serviços com alta percepção de valor”, afirma.
De acordo com os especialistas da Sodexo, a corretora, por ser generalista, pode comercializar todos os tipos de seguros. Dessa forma, é possível garantir ofertas diversificadas para atender melhor às demandas dos clientes.
A ideia da Sodexo é criar soluções que vão além do tratamento das doenças. “Nossas soluções oferecem alternativas de bem-estar e qualidade de vida. Não queremos ser uma corretora padrão. Queremos tratar da prevenção”, diz Raquel Guerreiro.
A Sodexo corretora tem oito soluções que abrangem os quatro principais pilares de saúde e bem estar: acesso à saúde, nutrição, estímulo a atividades físicas e saúde emocional.
Como visão de futuro, a companhia se prepara para a construção de ofertas de alto valor percebido tanto por clientes quanto usuários.
No pilar de saúde emocional, uma das opções é o serviço Apoio Pass, que oferece suporte jurídico, financeiro, social e psicológico – e que, entre abril e agosto de 2020, registrou aumento de 597% de procura.
O bem-estar dos colaboradores, lembra Somogyi, resulta em aumento de motivação e maior produtividade para as empresas. “Para uma empresa que tem qualidade de vida como sua missão, tratar de saúde faz todo sentido.”
Muito além de política pública, passou do tempo de equidade racial estar apenas na agenda de responsabilidade social de empresas no Brasil. Saiba o que grandes organizações, como a Sodexo, estão fazendo em prol dessa causa.