• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Ginástica cerebral: a ProBrain oferece games que estimulam habilidades cerebrais e auxiliam tratamentos fonoaudiológicos

Dani Rosolen - 14 abr 2022 Dani Rosolen - 14 abr 2022
COMPARTILHAR

Nome:
ProBrain.

O que faz:
Oferece soluções gamificadas para mapear e estimular habilidades cerebrais relacionadas à comunicação, audição e aprendizagem de adultos e crianças e auxilia tratamentos fonoaudiológicos.

Que problema resolve:
As atividades oferecidas pela ProBrain melhoram as condições do cérebro para focar apenas nas informações que interessam, o que impacta positivamente no desempenho profissional, na compreensão em ambientes ruidosos e, consequentemente, na saúde mental. A ferramenta pode ser utilizada por qualquer pessoa, inclusive crianças com dificuldades de aprendizagem, pessoas com fadiga mental ou idosos com dificuldade de entender o que ouvem. Para profissionais, é possível vincular pacientes, o que permite adicionar atividades personalizadas e também acesso aos dados da evolução, o que ajuda em tratamentos como transtorno do processamento auditivo central, TDAH, declínio cognitivo leve, entre outros.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, o que difere os jogos do Afinando o Cérebro e os demais produtos da ProBrain de outras ferramentas de ginástica cerebral é o foco principal nas habilidades auditivas, que dizem respeito a como o cérebro interpreta e processa os sons recebidos, além de estimular regiões cerebrais diferentes das tarefas sem estímulo. auditivo.

Modelo de negócio:
Assinatura SaaS.

Fundação:
Agosto de 2019.

Sócios:
Ingrid Gielow — CEO
Diana Faria — CIO
Henrique Cerioni — CMO

Fundadores:

Ingrid Gielow 54 anos, Flórida (EUA) é fonoaudióloga com 30 anos de atuação clínico-científica, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, professora e autora de artigos, capítulos e livros dedicados aos transtornos do processamento auditivo central e seus impactos. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Diana Faria 46 anos, Sorocaba (SP) é fonoaudióloga com 25 anos de atuação clínica, mestre em Fonoaudiologia Clínica, professora e desenvolvedora de cursos voltados a professores, psicopedagogos e fonoaudiólogos, além de autora de capítulos e livros sobre comunicação e voz.

Henrique Cerioni 47 anos, Mairinque (SP) é publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela ESAMC Sorocaba. Com experiência de 15 anos no segmento de agência de publicidade e de desenvolvimento de produtos tecnológicos, fundou a Maccro Propaganda e a Communicar Soluções Criativas.

Como surgiu:
O Afinando o Cérebro, principal produto da ProBrain, surgiu a partir da história clínica de duas fonoaudiólogas, Ingrid Gielow e Diana Faria, que enfrentavam em suas práticas clínicas o déficit de atividades que estimulassem as habilidades auditivas. Elas, então, passaram a criar jogos para trabalhar essas habilidades, inicialmente em CDs. Com o sucesso dessa iniciativa no meio fonoaudiológico, se uniram ao publicitário Henrique Cerioni, criando a primeira versão online do portal Afinando o Cérebro, em 2012. Desde aquele ano, a plataforma tem sido alimentada com novas atividades, informações de progresso e estratégias de gamificação, visando abranger cada vez mais pessoas. Com o surgimento de outras soluções, foi criada a ProBrain em 2019, como empresa guarda-chuva desses produtos.

Estágio atual:
A ProBrain opera em regime home-office, conta com 11 colaboradores, um bolsista TT-4 (FAPESP – PIPE II) e um estagiário. A empresa conta com dois produtos, o Afinando o Cérebro, com mais de 100 mil usuários impactados, e o AudBility (para fonoaudiólogos), com mais de 5 mil usuários cadastrados.

Aceleração:
Não passou por aceleração, apenas incubação na Eretz.bio, incubadora do hospital Israelita Albert Einstein.

Investimento recebido:
A startup recebeu 600 mil reais, em novembro de 2019, do Hospital Israelita Albert Einstein, e mais 400 mil reais, em julho de 2021.

Necessidade de investimento:
“Acabamos de encerrar uma rodada de investimento pré-seed, para focarmos em nosso desafio de aumentar a escalabilidade de nossos produtos.”

Mercado e concorrentes:
“Iniciamos com o foco no mercado de fonoaudiólogos e profissionais da área da saúde. Com a pandemia, pais de crianças começaram a nos procurar organicamente, com excelente aceitação do produto e baixíssimo churn, o que nos fez olhar para esse mercado e começar a conversar com ele. Hoje, o número de clientes que são pais de crianças (56%) superou o número de profissionais da saúde. Além disso, temos grande potencial no mercado 60+. Recentemente, ficamos em segundo lugar na chamada da Aging 2.0 para Senior Techs, sugerindo nosso fit com esse mercado. Outro mercado potencial é o de treinamentos corporativos, pois um de nossos produtos em desenvolvimento, o AudioFoco, avalia e estimula as habilidades de escuta ativa dos usuários, um dos elementos da comunicação assertiva e soft skill essencial para o crescimento profissional e desenvolvimento pessoal”, diz Ingrid. Sobre concorrentes, a CEO afirma: “Pensando em treinamento auditivo-cognitivo, como é a proposta do treinamento cerebral oferecido por nossos produtos, podemos considerar o TAM – Treinamento Auditivo Musical como concorrente indireto.”

Maiores desafios:
“Atingir novos mercados, escalar os produtos e vender de forma exponencial”, conta a CEO.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Já foi atingido pela primeira vez em março de 2021, depois os empreendedores ampliaram a operação com novos investimentos, atingindo novamente o break-even em novembro daquele ano. Mais uma vez, foram feitos investimentos em novas aquisições para o marketing e o break-even foi atingido em março de 2022. “Como a mentalidade de startup não é de acomodação, sempre que atingimos o break-even, partimos para um novo patamar de investimentos”, afirma Ingrid.

Visão de futuro:
“Queremos ser referência nacional e mundial em soluções tecnológicas inovadoras, acessíveis, democráticas, validadas cientificamente e que impactam a compreensão, a aprendizagem e a comunicação das pessoas. Já temos uma parceria internacional com a MR Terapias, em Portugal, e jogos em inglês e espanhol, com usuários em diversos países, como Portugal, EUA, Japão, Itália, Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, China, Suíça, Dinamarca, Austrália, Hong Kong, Malásia, Turquia, entre outros.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

 

COMPARTILHAR

Confira Também: