Nome:
MadeReal.
O que faz:
Produz bombs (shots super concentrados e prensados a frio), granolas e crackers saudáveis.
Que problema resolve:
Busca facilitar a vida de quem busca produtos plant-based e 100% naturais.
O que a torna especial:
Segundo as sócias, o que torna a startup especial é o sabor “muito diferenciado” de seus produtos, a escolha de ingredientes selecionados e as embalagens sustentáveis
Modelo de negócio:
Venda dos produtos secos no B2B e no clube de assinatura.
Fundação:
Setembro de 2018.
Sócias:
Anna Baptista — CEO
Carolina Cerqueira — CFO
Fundadora:
Anna Baptista — 42 anos, São Paulo (SP) — é formada em Administração de Empresas pela PUC-SP e em Gastronomia pela Anhembi Morumbi, onde fez também uma pós-graduação em gastronomia funcional. Trabalhou por 12 anos na Hedging-Griffo, empresa da qual virou sócia.
Como surgiu:
Anna conta que, após uma viagem para a Califórnia, onde observou a quantidade de produtos naturais presentes nos mercados americanos, decidiu trazer para o Brasil o conceito de “saúde engarrafada” e criou a linha de shots da MadeReal. Depois, lançou um iogurte vegetal, com base de coco (hoje, fora de linha), e com ele surgiu a ideia de desenvolver uma granola.
Estágio atual:
A MadeReal tem uma fábrica (imóvel alugado) enxuta, porém com grande capacidade de produção. Atualmente conta com uma equipe de cinco funcionários fixos e quatro equipes terceirizadas (financeiro, comercial, marketing e nutrição). Está presente na rede Marche e nos principais mercados e empórios da cidade de São Paulo e alguns pontos de venda no interior. O cadastro de cliente pessoa física conta com mais de 3 mil nomes de pessoas que fazem suas compras através do site, WhatsApp ou clube de assinatura. Hoje, a empresa vende seis sabores de shots, dois tipos de granola e uma linha de crackers.
Aceleração:
Não teve.
Investimento recebido:
A fundadora investiu 939 mil reais no negócio e recebeu 600 mil de investidores.
Necessidade de investimento:
A MadeReal está em uma rodada de investimento em busca de captar 1,4 milhão de reais.
Mercado e concorrentes:
“Segundo a McKinsey, o mercado de bem-estar (saúde, forma física, nutrição, aparência, sono e mindfulness) já movimenta 1,5 trilhão de dólar e o Brasil ocupa a 7° colocação no mercado de alimentos e bebidas saudáveis. Entre 2015 e 2020, esse nicho cresceu 33% e a expectativa é que cresça mais 27% até 2025. Mais de um terço dos consumidores de todo mundo relatam que ‘provavelmente’ ou ‘certamente’ aumentarão seus gastos com sucos depurativos, alimentos saudáveis, apps de nutrição e programas de assinatura nos próximos anos”, afirma Anna. Ela cita como concorrentes na área de granola as empresas Austrália, Puravida, Bianca Simões e Green People. No segmento de crackers, a empresa Bianca Simões; e nos shots, a ShotME e a OM.
Maiores desafios:
Segundo a fundadora, o maior desafio é a distribuição, a logística.
Faturamento:
324 mil reais em 2021.
Previsão de break-even:
No 19° mês após a captação do investimento.
Visão de futuro:
“A expectativa é que no final dos próximos dez meses a MadeReal esteja presente nas principais redes de produtos naturais com sua linha de produtos secos. A prospecção da rede alimentar e do canal farma se iniciarão concomitantemente, no final de 2022.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.