Nome:
Pocket.
O que faz:
Oferta produtos digitais, como ebooks, vídeo aulas, planilhas pré-prontas, planners, dentre outras ferramentas que ajudam pequenos empreendedores a produzir conteúdos e ganhar espaço nas redes sociais.
Que problema resolve:
Busca democratizar o acesso de empreendedores a infoprodutos, já que a maioria não tem verba suficiente para contratar uma agência. “Aplicamos o conhecimento da nossa outra empresa, a MM Conteúdo Criativo, em formato self service, em que o empreendedor tem todas as ferramentas necessárias para realizar o que deseja com autonomia”, diz Mariana Perassa, uma das fundadoras.
O que a torna especial:
Segundo as sócias, o que torna a Pocket especial é acompanhar o empreendedor da concepção de marca até as vendas, disponibilizando o método MM Conteúdo Criativo e não apenas infoprodutos soltos e desconexos.
Modelo de negócio:
O modelo de compra é 100% digital e a venda é feita através de plataformas como Hotmart.
Fundação:
Outubro de 2020.
Sócias:
Mariana Perassa — Produto
Manuella Moreira — Administrativo e Financeiro
Gabriela Humeres — Direção Criativa
Fundadoras:
Mariana Perassa — 29 anos, Florianópolis (SC) — é formada em Engenharia de Transporte e Logística, mas desde cedo está inserida no mundo da comunicação. Trabalhou com a jornalista Laura Coutinho participando de eventos e desenvolvendo conteúdos, enquanto em paralelo atuava em uma empresa de compressores. Após esse período, se entregou à parte de comunicação, como supervisora da área comercial de uma empresa financeira e atuando na área de projetos e inovações na MM/ Pocket.
Como surgiu:
As empreendedoras, que já eram sócias na agência MM Conteúdo Criativo, observaram uma alta demanda de empresas que estavam entrando para o universo digital (grande parte delas durante a pandemia), mas com pouca verba para investir em agências e fazer contratações de equipe interna para acompanhamento. “Sentimos falta de infoprodutos de qualidade no mercado e os existentes nos pareciam soltos, sem ‘acompanhamento’ dos próximos passos. Com isso, automatizamos os processos e serviços da MM Conteúdo Criativo e ampliamos nosso leque de produtos com base em dores já vistas de nossos clientes e até mesmo nossas, por sermos empreendedoras e já termos passado por este processo”, conta Mariana.
Estágio atual:
A Pocket está sediada no escritório da MM Conteúdo Criativo. A equipe conta com uma pessoa responsável pelas redes sociais, uma pela parte de produto (desenvolvimento de novas ideias, análise de concorrentes, cadastro dos produtos) e uma designer (que desenvolve a parte criativa destes infoprodutos).
Aceleração:
Em busca de aceleração.
Investimento recebido:
As sócias investiram 40 mil reais no negócio.
Necessidade de investimento:
“Estamos em busca de investimento futuro, de cerca de 150 mil reais, para desenvolvimento de um aplicativo. A ideia é que o empreendedor tenha um painel de evolução no próprio app”, conta Mariana.
Mercado e concorrentes:
“Observamos cada vez mais pessoas imediatistas e uma necessidade forte da presença digital, mesmo com o retorno do físico. A automatização dos serviços vem como uma solução para quem busca agilidade e economia de recursos financeiros e de equipe”, diz Mariana. “Nos inspiramos muito na Efeito Orna e vemos como concorrentes Branding Lab e RD Station (empresas com conteúdos riquíssimos e não “só mais um infoproduto”).
Maiores desafios:
“Escalar a empresa com produtos de ticket médio tão baixos. Afinal, este é nosso objetivo: caber no bolso de todos.”
Faturamento:
Cerca de 1.500 reais (mensal).
Previsão de break-even:
Outubro de 2023.
Visão de futuro:
“Buscamos automatizar ainda mais os processos, sem perder a humanização da comunicação da marca. Nossa visão é criar uma rede de apoio através de um aplicativo e que neste mesmo app o cliente consiga observar evoluções e ter visões analíticas, de acordo com os produtos adquiridos”, afirma Mariana.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A empresa ajuda os clientes a se posicionarem em sua área de atuação por meio de uma série de serviços, como auditoria de imagem e reputação, mapeamento de riscos reputacionais, criação de conteúdos e consultoria de imagem e estilo.
A plataforma funciona como uma rede social que otimiza a vida de criadores de conteúdo, oferecendo ferramentas para publicar, organizar, divulgar e monetizar materiais diversos (desde fotos e vídeos até playlists de música e arquivos em PDF).