O investimento em matrizes ambientalmente viáveis está na pauta de praticamente todas as nações. Em janeiro deste ano, um dos principais temas do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, foi a urgência na transição para uma matriz energética de baixo carbono.
Durante o evento, representantes do mundo pontuaram os desafios de equilibrar o crescimento econômico, ampliar o acesso à energia para todas as populações ao redor do planeta, ao mesmo tempo, cumprir as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, estabelecidas pelo Acordo de Paris.
Mas por que tanta discussão em torno deste assunto?
A transição energética é urgente pois 79% da produção mundial de energia é baseada em combustíveis fósseis. Como essa queima de combustíveis representa 87% das emissões mundiais de CO2, a transição é fundamental para cumprir as metas globais de descarbonização.
Durante todo o mês de outubro, você vai ler aqui, em NetZero, reportagens, análises e informações sobre este tema tão relevante não apenas para o ambiente como também para quem pretende manter seus negócios dentro de uma agenda ESG.
Acompanhe no infográfico a seguir as principais razões para investir seu tempo – e atenção – nas fontes que fornecem energia para todos nós:
*este conteúdo faz parte do Especial “Transição Energética”, promovido durante o mês de outubro de 2022 por NetZero, com o patrocínio da Melhoramentos.
O bagaço de malte e a borra do café são mais valiosos do que você imagina. A cientista de alimentos Natasha Pádua fundou com o marido a Upcycling Solutions, consultoria dedicada a descobrir como transformar resíduos em novos produtos.
O descarte incorreto de redes de pesca ameaça a vida marinha. Cofundada pela oceanógrafa Beatriz Mattiuzzo, a Marulho mobiliza redeiras e costureiras caiçaras para converter esse resíduo de nylon em sacolas, fruteiras e outros produtos.
Aos 16, Fernanda Stefani ficou impactada por uma reportagem sobre biopirataria. Hoje, ela lidera a 100% Amazonia, que transforma ativos produzidos por comunidades tradicionais em matéria-prima para as indústrias alimentícia e de cosméticos.