Nome:
Sontra Cargo.
O que faz:
Plataforma web e mobile (iOS, Android e Windows Phone) que conecta caminhoneiros autônomos a fretes.
Que problema resolve:
Estima-se que ao menos 40% dos caminhões no Brasil circulem vazios, e outros 30% com espaço ocioso. A Sontra Cargo ajuda a otimizar as viagens dos caminhoneiros, estreitando a relação com as transportadoras, além de oferecer mais rentabilidade para ambas as partes.
O que a torna especial:
Consideram que têm tecnologia de ponta. Além disso, também oferecem trabalho de consultoria para os clientes reduzirem custos operacionais.
Fundação:
Fundada em 2013, com operação total a partir de maio de 2014.
Modelo de negócios:
A plataforma é gratuita para caminhoneiros e transportadoras. Em fretes de grandes volumes, eles cobram comissão.
Sócios:
Federico Vega – (CEO).
Bruno Torres – (Diretor comercial).
Javier Kreiner – (Head of Data).
Dmytro Kormakov – (CTO).
Perfil dos fundadores:
Federico Vega – 34 anos, Puerto Madryn (Argentina) – formado em Economia com mestrado em Finanças de Mercado de Capitais na Universidade de Southampton, na Inglaterra. Trabalhou durante sete anos na JP Morgan de Londres como vice-presidente de trading floor da banca de investimentos. Em 2013, fundou a Sontra Cargo.
Bruno Moreira – 30 anos, Santos-SP (Brasil) – formado em Publicidade, começou a trabalhar com startups há cinco anos quando gerenciou a equipe comercial do Groupon e da iFood. Em 2012 co-fundou a startup de marketing digital Super Lead, para posteriormente integrar a equipe da Sontra Cargo.
Javier Kreiner – 31 anos – Buenos Aires (Argentina) – formado em Matemática Aplicada na Universidade de Buenos Aires. Trabalhou como pesquisador na área de Neurociência na Universidade de Trento e foi desenvolvedor freelancer de softwares por oito anos, até fazer parte do time da Sontra Cargo.
Dmytro Kormakov – 34 anos, Moscou (Rússia) – engenheiro da computação formado pela Universidade de Palermo e programador desde 2001. Já trabalhou em empresas estrangeiras como Cyclelogic e Sonico.
Como surgiu:
Os fundadores da empresa fizeram uma viagem de carro pelo Brasil em 2012. Nas estradas, eles puderam perceber a quantidade de caminhões viajando vazios ou procurando cargas em postos ou transportadoras, que ficam do lado da estrada. Depois de estudar o mercado, descobriram que além da falta de um sistema que consolide todas as cargas e caminhões, existiam problemas relacionados com o rastreamento de caminhoneiros autônomos. Sentindo a necessidade, decidiram criar a solução.
Aceleração:
Não procura.
Investimento recebido:
Receberam 5 milhões de reais do fundo de investimentos Valor Capital Group, e de executivos como Dimitris Raptis, Diretor da Citi Group, e Hans Hickler, CEO da DHL, da Agility Logistics e da APL Logistics.
Necessidade de investimento:
Não buscam.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de transporte rodoviário brasileiro é um dos maiores do mundo. Hoje, 65% do PIB do país é transportado por mais de 2 milhões de caminhões que faturaram, juntos, pouco mais de 80 bilhões de reais em 2013. A economia do Brasil é muito dependente do mercado de caminhões”, diz a empresa. Eles consideram que têm concorrentes indiretos, mas nenhum com a mesma tecnologia e proposta de valores.
Maiores desafios:
“Conseguir mudar a mentalidade do transportador e do caminhoneiro para adaptá-los às novas tecnologias e mudar um mercado que, hoje, ainda está em grande parte off-line”, diz a empresa.
Faturamento:
Não divulgado.
Previsão de break-even:
Não divulgado.
Visão de futuro:
“Criar a maior rede de caminhões e cargas do Brasil para eliminar os veículos viajando vazios. A rede da Sontra Cargo quer que o caminhoneiro consiga fazer um uso melhor de seu caminhão, transportando mais cargas em menos tempo. Por outro lado, o transportador cria eficiências operacionais, reduz o custo de frete e contrata caminhões com mais velocidade”, diz a companhia.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A startup oferece um software específico para o mercado de celulose e commodities, aumentando a eficiência e os resultados de terminais portuários e recintos alfandegados e não alfandegados.
A empresa, de Cuiabá, é focada em mobilidade para idosos, oferecendo além de corridas pontuais e pacotes mensais, a possibilidade de acompanhar o cliente em suas atividades com um serviço de concierge.