Legado feminino na tecnologia
O The Next Web fez um apanhado de invenções de mulheres que mudaram a tecnologia. A lista traz cinco das programadora, engenheiras mais influentes de suas gerações:
1) Ada Lovelace: considerada a primeira programadora, descobriu a capacidade de máquinas resolverem problemas pela matemática;
2) Edith Clarke: engenheira elétrica que inventou sua própria calculadora;
3) Grace Murray Hopper: pioneira, se envolveu na criação do primeiro computador do mundo;
4) Radia Perlmann: inventou o STP (spanning-tree protocol), que possibilitou o surgimento da internet;
5) Parisa Tarbiz: hacker contratada pelo Google para encontrar falhas de segurança em sistemas.
Líderes no mapa
O conceito de liderança, assim como costumes e culturas, também muda de região para região no mapa. No Harvard Business Review, Tomas Chamorro-Premuzic e Michael Sanger apontam em seu artigo as principais diferenças na forma de enxergar as qualidades de líderes. Eles identificaram, por exemplo, que a maioria dos países da América Latina e Norte da Ásia valorizam pessoas que buscam consenso, enquanto no Norte da Europa a competência pode ser vista em atitudes mais arriscadas e individualistas. Leia mais no link acima.
Empreendedor aos 20 e poucos
Nem todo jovem empreendedor é um prodígio daqueles que têm sua história contada em Hollywood (né, Zuckerberg?). No Medium, Raad Mobrem conta a sua própria experiência de tocar uma startup com um sócio de 20 anos, Spencer Shulem. Logo no início, ele fala de impulsividade de Spencer, e diz que a chave para ambos se tornarem melhores fundadores foi se colocar na pele do sócio e compartilhar lições que ele já havia aprendido no caminho.
Stanford em SP
No próximo dia 20, em São Paulo, será apresentado no CUBO o Programa de Inovação e Empreendedorismo de Stanford. O evento vai trazer depoimentos de startups sobre como tiveram sua evolução impulsionada pela participação na turma de 2014, além da exposição do cronograma, grade de disciplinas, valores, professores convidados e como se inscrever no curso da universidade. A entrada é gratuita e as inscrições estão abertas no link acima.