Nome:
Conube.
O que faz:
A empresa oferece serviços de abertura de empresas e contabilidade online, com o suporte de uma equipe de atendimento e de contadores.
Que problema resolve:
Com a startup, o objetivo, segundo os sócios, é facilitar o dia a dia dos pequenos empresários e prestadores de serviços, dando mais agilidade à sua rotina. Isso os a ajuda ter mais tempo para cuidar de seus negócios, deixando um sistema online fazer o trabalho burocrático de contabilidade.
O que a torna especial:
Segundo os sócios, há um suporte de contadores experientes, que ajudam na escolha dos melhores formatos jurídicos e tributários, fazendo com que a empresa economize mais em impostos.
Modelo de negócio:
Os planos iniciam com uma mensalidade serviços que podem ser contratados avulsos: alteração de contrato social, abertura e encerramento de empresa, pesquisa de débitos, consultoria de planejamento tributário, contratação de empregados, entre outras atividades contratadas sob demanda. No contrato da Conube está previsto que os valores evoluam conforme o aumento da complexidade da empresa, aumento do faturamento e quantidade de notas fiscais.
Fundação:
Fevereiro de 2014.
Sócios:
Anderson Feitosa – Contador e Sócio-Fundador
Gabriel Marquez – Desenvolvedor do Sistema e Sócio-Fundador
Taís Pinheiro – Contadora e Sócia-Fundadora
Perfil dos fundadores:
Anderson Feitosa – 34 anos, São Paulo (SP) – Mestre e Graduado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Tem mais de 10 anos de experiência na área contábil. Atuou por mais de cinco anos como auditor externo na PwC e em outros cinco anos em Asset e em projetos de tecnologia de grande porte. É professor de educação executiva da FIPECAFI nos temas de contabilidade e auditoria e compliance.
Gabriel Marquez – 26 anos, São Paulo (SP) – formado em Sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em planejamento contábil e tributário pela PUC-SP. Tem experiência em projetos de tecnologia, tendo atendido clientes como a Rio Bravo e a Luz Engenharia. É o Head de TI da Conube e coordenador de programação.
Taís Pinheiro – 35 anos, São Paulo (SP) – formada em Ciências Contábeis com extensão em planejamento contábil e tributário pela PUC-SP. Atuou por 10 anos como auditora externa pela PwC e hoje assessora empresas de diversos setores, de grandes redes de Shopping Centers a Startups de Tecnologia. É professora de educação executiva da FIPECAFI nos temas de contabilidade e auditoria.
Como ela surgiu:
Anderson e Taís já tinham escritório de contabilidade tradicional. Mas uma grande parcela de empresas não podia ser atendida, por só poderem pagar honorários mais baixos. Os sócios, então, perceberam a quantidade de empresas de pequeno buscando serviços de contabilidade personalizado. Em seguida, eles se uniram a Gabriel, que desenvolveu uma plataforma online, lançada em março de 2014.
Estágio atual:
A empresa tem um escritório em São Paulo e tem equipes específicas de para atendimento ao usuário de cada setor. A plataforma emite mais de 36 mil notas fiscais por mês, em média.
Aceleração:
A startup entrou no Batch 7 do processo de aceleração da Wayra.
Investimento recebido:
Houve um um investimento-anjo, mas os sócios não revelam o valor, em função de um acordo de confidencialidade com investidores.
Necessidade de investimento:
A quantia a ser buscada está em estudo.
Mercado e concorrentes:
“Percebemos uma grande quantidade de novos negócios surgindo, mesmo em meio à crise, e é evidente que os novos empresários buscam por agilidade”, diz Anderson. A Conube concorre com empresas como a ContaAzul, ContadorX e Contabilizei.
Maiores desafios:
O foco da empresa hoje é “buscar a excelência no atendimento”, segundo Anderson. Uma avaliação feita com os usuários deu uma nota de 8,5 de satisfação no uso da plataforma.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Já atingiu.
Visão de futuro:
“Compartilhar conhecimento e ser a principal referência do Brasil no serviço de abertura de empresas online e de contabilidade online”, diz Anderson.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A fintech promete otimizar o tempo investido nestas tarefas, eliminar erros e esquecimentos, reduzir o custo total das operações e a inadimplência, aumentando assim a produtividade e o foco da equipe.