Qual seu objetivo? Como identificar um conteúdo realmente de qualidade? Quais os cuidados para aplicar esta estratégia nas pequenas e médias empresas? Para esclarecer estas e outras dúvidas entrevistamos Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. Expert em Marketing de Conteúdo, ele explica os melhores caminhos para você atrair seu cliente e fortificar sua marca.
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing) é uma estratégia para engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes, através da criação de conteúdo que gera valor para as pessoas.
Qual seu objetivo?
O marketing de conteúdo faz com que as marcas se tornem “editoras” e criem sua própria audiência ao redor do conteúdo que são proprietárias. Dessa maneira, obtém uma percepção positiva do público, ganham autoridade, geram leads e, consequentemente, negócios.
Quais as melhores táticas para atrair o público e engajamento com a marca?
A melhor maneira de se atrair o público é montar uma boa estratégia, que deve responder três perguntas básicas: Qual o objetivo da estratégia? Para quem iremos escrever? Quais táticas serão usadas?
Como podemos definir o que é um “conteúdo de qualidade”?
Um conteúdo de qualidade não é aquele que possui a melhor produção técnica, mas sim aquele que mais ajuda o público, mesmo que seja apenas para entretenimento. Eu sempre digo que um bom conteúdo é aquele que resolve um problema de um público específico no momento que ele precisa. Ou seja, se o seu conteúdo não for útil, ele não é de qualidade do ponto de vista de marketing.
Toda empresa, mesmo que pequena, deve investir em marketing de conteúdo?
Como regra geral sim, pois o marketing de conteúdo pode ser implementado a baixo custo e com ótimos resultados. O importante é descobrir o melhor formato para se alcançar resultados através de testes.
Quais as melhores estratégias para o marketing de conteúdo em pequenas empresas?
A melhor estratégia é descobrir quais as principais dúvidas e anseios do seu público e respondê-los no formato que será mais facilmente acessível, com geração de conteúdo constante, pois é assim que se cria uma audiência. É necessário que o empreendedor (ou o profissional de marketing) se coloque no lugar do público para entender o que ele realmente está interessado em saber. Geralmente as pessoas possuem uma tendência a falar sempre da empresa ou do produto, quando a grande maioria do público não está interessada nisso (pelo menos em um primeiro momento). É essencial se desapegar e falar mais sobre o mercado, soluções, dicas, etc, sem mencionar a empresas.
Em relação à linguagem, quais os cuidados importantes?
O principal cuidado é sempre escrever pensando no público, usando uma linguagem que seja familiar a ele. Não adianta você escrever de um jeito extremamente formal se o seu público for jovem, interessado em esportes radicais, por exemplo.
Quais as suas principais dicas para a empreendedora investir em um marketing de conteúdo eficiente?
– Entenda o motivo pelo qual você quer fazer marketing de conteúdo. É gerar reputação? Aumentar leads para o time de vendas? Se você não souber o papel do conteúdo no seu negócio, estará navegando às cegas.
– Não tente agradar todo mundo. Faça pesquisas com seus atuais clientes para entender seu perfil e faça conteúdos direcionados para esse público. Conteúdo que tenta agradar a todos acaba ficando genérico e não dá resultados. Use de personas para aumentar a eficiência.
– Crie um calendário editorial e mantenha uma frequência de criação de conteúdo. Esta é a única maneira de se criar realmente uma audiência cativa. A frequência ideal é a maior possível, desde que você consiga mantê-la sem diminuir a qualidade do conteúdo. Mas lembre-se: fazer conteúdo toma tempo, então seja conservador na quantidade.
– Crie sua audiência em seu próprio domínio. Crie um blog ou um site, tenha uma lista de emails, mas nunca dependa somente de redes sociais, por exemplo. As redes sociais, como o Facebook, são uma ótima forma de divulgar seu conteúdo, mas não pode ser a base de sua estratégia.
– Sempre acompanhe as métricas com rigor. Conteúdo gerado sem objetivo e sem métrica é arte, não marketing.
– Faça testes o tempo todo, só assim você irá aprender o que funciona com seu público. Escreva textos em tamanhos diferentes para ver quais tem melhor performance, mude o estilo das fotos, etc.
– Por último, e mais importante: estude sempre! O Marketing de Conteúdo está sempre evoluindo e se reinventando e as estratégias que funcionam hoje podem não funcionar amanhã.
Quer se aprofundar mais no tema? Confira o estudo realizado pela Rock Content, que entrevistou mais de 2.700 profissionais brasileiros para indicar as tendências do mercado de Marketing de Conteúdo brasileiro. O material está disponível em: http://materiais.rockcontent.com/content-trends
Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!
Os empreendedores por necessidade são os mais atingidos em momentos de crise, e os impactos com as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus se tornam inevitáveis. Veja como enfrentar esse período.